O Espalha-Factos terminou. Sabe mais aqui.
EF Rádio

Ouvir rádio online é hábito de 1,7 milhões de portugueses

Ouves rádio na internet? Se sim, provavelmente fazes parte dos 1,7 milhões de portugueses que, segundo um estudo realizado pelo Bareme Internet da Marktest, afirmou adotar esse hábito em 2013.

Num universo de estudo constituído pelos residentes no Continente com 15 ou mais anos, apenas 19,8% admitiram ouvir rádio online, contrariamente à significativa maioria de 80% que disse não o fazer.

45,1% dos jovens entre os 15 e os 24 anos diz ouvir rádio online

E qual o perfil destes ouvintes? Uma das variáveis de diferenciação parece ser a idade: é entre os mais novos que a percentagem de audição de rádio na internet é maior (45,1% dos jovens entre os 15 e os 24 anos), sendo que os mais velhos também estão representados, embora por uma percentagem mínima (cerca de 1,4% dos inquiridos que admite seguir este hábito tem mais de 64 anos). Para além disso, é no Litoral Centro que reside a maior parte dos ouvintes de rádio online, num total de 22,6%. 

Ainda segundo o estudo, os indivíduos de classe alta apresentam taxas consideráveis: 40,1% costuma ouvir rádio pela internet, valor que vai diminuindo gradualmente à medida que chegamos às classes mais baixas, até um mínimo de 5,6%. Também os homens parecem ser ouvintes mais assíduos que as mulheres (23% no caso do sexo masculino face a 17% do sexo feminino). 

Apesar da percentagem de ouvintes de programas online não ser considerável, esta nova forma de ouvir rádio parece mostrar que a interação dos portugueses com este meio de comunicação está a mudar (num processo ainda longe de acabar).