5 filmes mais antecipados do verão

5 filmes mais antecipados do verão

A rubrica “5” pretende trazer aos leitores cinco factos cinematográficos de 15 em 15 dias. Esta semana o Espalha-Factos escolheu os cinco filmes que prometem encher as salas durante o verão.

O início do mês de julho marca o início do verão e do bom tempo. Um tempo quente que convida à praia e às esplanadas para beber um refresco. Mas não é só de mergulhos e bebidas frescas que se faz a estação mais calorenta do ano. Com o tempo livre das férias, as salas de cinema começam a encher e a oferta de filmes é maior.

O verão de 2014 não é exceção. Nos próximos meses vão chegar a Portugal alguns dos filmes mais antecipados do ano que prometem levar muita gente às salas para assistirem aos já tradicionais blockbusters.

Planeta dos Macacos: A Revolta

Quando, em 2011, Planeta dos Macacos: A Origem registou elevados valores na box-office mundial, tendo chegado quase aos 500 milhões de dólares, e arrecadou ainda boas críticas, soube-se logo que era apenas uma questão de tempo até chegar a sequela.

Três anos depois aí está ela. Planeta dos Macacos: A Revolta já não tem nem Rupert Wyatt na cadeira de realizador nem James Franco como ator principal, mas não é por isso que o interesse à sua volta é menor. Desta vez, a história promete ser mais eletrizante. Depois do grupo de macacos geneticamente desenvolvidos do primeiro filme ser ameaçado por um conjunto de humanos revoltados, a paz entre os dois lados dá lugar a um ambiente de guerra que determinará qual será a espécie dominante do nosso planeta.

O realizador de Nome de Código: CloverfieldMatt Reeves, é o homem por detrás de uma das sequelas mais esperadas do ano e conduz um elenco com novas caras como Jason Clarke e Gary Oldman. A estreia em Portugal está prevista para dia 17 de julho.

Guardiões da Galáxia

É a grande aposta da Marvel para este verão. Embora Guardiões da Galáxia seja adaptado de uma das bandas desenhadas menos conhecidas do público em geral, só o facto de vir dos estúdios que ofereceram já este ano alguns sucessos como Capitão América: O Soldado do Inverno ou X-Men: Dias de Um Futuro Esquecido vai atrair certamente muitos espectadores.

Tal como qualquer filme de super heróis, Guardiões da Galáxia traz consigo muita ação e muitos efeitos especiais, que servirão de acompanhamento ao enredo do filme. Peter Quill, um aventureiro convencido, é aprisionado por Ronan, um dos mais temíveis vilões do espaço, após tentar roubar um ‘orb’. Para fugir da prisão, Peter terá que se juntar a quatro mutantes bem peculiares e formar uma equipa pronta a proteger o equilíbrio do universo.

Com data de estreia para 7 de agosto, o filme conta com um elenco liderado por Chris Pratt, que tem a seu lado nomes maiores do cinema como Bradley Cooper ou John C. Reilly em papéis secundários.

Os Mercenários 3

Depois de dois sucessos de bilheteira, Sylvester Stallone e companhia estão de volta ao grande ecrã. Verdade seja dita, os filmes da agora trilogia Os Mercenários não se destacam pela qualidade das interpretações ou da realização, mas ver tantos rostos lendários dos filmes de ação numa só longa-metragem é mais do que razão para dar um saltinho ao cinema.

Desta vez, os Mercenários terão que enfrentar um ex-membro da equipa, o impiedoso Conrad Stonebanks. O traficante de armas tem como principal missão eliminar os seus antigos colegas um a um, mas o líder Barney Ross não se vai deixar derrotar tão facilmente. Recrutando novos jovens para a equipa, os Mercenários enfrentarão o seu maior e mais pessoal desafio de sempre.

Contando com os já habituais StalloneStatham e Jet Li, Os Mercenários 3 juntou ao seu elenco os nomes de Mel Gibson, Harrison Ford e Antonio Banderas, entre tantos outros. O filme mais explosivo do ano estreia a 14 de agosto.

Lucy

O mais recente trabalho de Luc Besson (Léon, o Profissional e Malavita) chega também este verão às nossas salas a 21 de agosto.

Lucy é um filme de ficção científica onde a personagem principal (que dá o nome ao filme) se vê obrigada a transportar dentro do seu corpo uma droga. Após um imprevisto, a droga acaba por se juntar ao sangue de Lucy e esta transforma-se numa super-humana, capaz de utilizar toda a capacidade do seu cérebro (um dos temas do filme é o humano apenas utilizar 10% das suas capacidades cerebrais) para mover objetos com a mente e tornar-se invencível.

Scarlett Johansson e Morgan Freeman são dois atores de luxo num filme que não poupará nas cenas de ação e de violência.

Tartarugas Ninja: Heróis Mutantes

O filme que encerrará a época dos blockbusters de verão já causou alguma controvérsia dentro da legião de fãs das Tartarugas Ninja mas não será isso que impedirá Tartarugas Ninja: Heróis Mutantes de ser um dos maiores sucessos de 2014.

Produzido por Michael Bay, cujo nome associamos rapidamente a sucessos de bilheteira como Transformers, e realizado pelo algo inexperiente Jonathan Liebesman, o filme gira em torno de quatro irmãos que surgem dos esgotos de Nova Iorque para combater Shradder o Destruidor que assombra e espalha a violência pela cidade. Para isso, contarão ainda com a ajuda da jornalista April.

Prevê-se que Tartarugas Ninja: Heróis Mutantes seja um falhanço no que toca à crítica, mas os efeitos especiais, a ação e a legião de fãs em torno das personagens de BD vão apelar certamente a um público que procura divertimento e não tanto qualidade. Público esse que poderá ver este filme a partir de 4 de setembro.

http://www.youtube.com/watch?v=nCjsWpM9zFU

Bónus: Dia 24 de julho vão estrear em Portugal três filmes de Yasujiro Ozu. A Flor do Equinócio, O Fim do Outono e Bom Dia, que o cineasta japonês realizou entre 1959 e 1960, vão ser exibidos em versões restauradas no Espaço Nimas, um ano depois de Viagem a Tóquio e O Gosto do Saké, também  de Yasujiro Ozu, terem levado milhares de pessoas ao cinema. Embora não sejam nem de perto nem de longe blockbusters, os três filmes vão com certeza levar os amantes de cinema ao Espaço Nimas e podem igualar o sucesso que os trabalhos de Ozu tiveram em 2013.

Mais Artigos
Histórico da SIC, Luís Costa Ribas ruma à TVI