Avante!: Alegria e liberdade para celebrar as artes

O Partido Comunista Português apresentou esta manhã a 38.ª edição da Festa do Avante!. 5, 6 e 7 de setembro são três dias distribuídos por 11 palcos e muita atividade cultural e desportiva. Tudo no mesmo local dos últimos 24 anos, a emblemática Quinta da Atalaia, na Amora, Seixal. 

No ano em que se comemoram os 40 do 25 de abril, o programa da Festa vai estar particularmente virado para a celebração da Revolução, “valorizando o seu significado, as suas conquistas e os seus valores“. No teatro, os destaques vão para Cartas da Guerra, de António Lobo Antunes, e Arte de Ser… Imprecação a Teixeira de Pascoaes, pelo Teatroensaio. No cinema, Outro País, de Sérgio Trefaut e Até Amanhã Camaradas, de Joaquim Leitão.

Mas a festa não se fica por aqui. Atenção dada também a exposições, com as artes plásticas divulgadas em Arte e Revolução, e a fotografia na mostra ‘40 anos, 40 fotos‘, de Eduardo Gageiro. Além destas, este ano o Espaço Central é dedicado ao 25 de abril, à “demonstração de que o fascismo existiu, e ao combate ao branqueamento e falsificação da história“.

IMG_5782

Abril celebrar-se-à também em 40 debates, com temas tão diferentes como o papel do PCP e do Avante! na resistência antifascista, a criação do salário mínimo nacional, a Reforma Agrária ou os direitos das mulheres. No Pavilhão da Ciência, espaço dedicado à inovação e investigação dentro da Festa, o tema deste ano é a Sexualidade: mecanismos e identidades.

As organizações do Partido espelharão ainda o trabalho da organização por todo o país, bem como a cultura, gastronomia e artesanato das várias regiões. No desporto, mais de 35 modalidades serão praticadas, com torneios e corridas acessíveis a todos.

Além dos cabeças de cartaz já divulgados, é ainda digno de nota o Palco Novos Valores, da responsabilidade da Juventude Comunista Portuguesa, e onde são revelados alguns dos futuros talentos da música nacional.

Pedro Miguel Coelho e Catarina Abrantes Alves

 

 

Mais Artigos
Imagem promocional de "Star Wars Episode III: Revenge of the Sith"
Podcast. Como se aguentam as prequelas de ‘Star Wars’ em 2021?