Carlos do Carmo vai receber o Grammy Lifetime Achievement Award, pela obra que construiu ao longo dos seus 50 anos de carreira. É a primeira vez que um português recebe esta distinção, considerada pelos seus representantes “a maior e mais importante distinção da indústria musical internacional“. 

O Conselho Diretivo da Latin Academy of Recording Arts decidiu por unanimidade a atribuição do galardão ao artista português, sendo que o prémio será entregue a 19 de novembro no MGM de Las Vegas, nos Estados Unidos. O fadista estará assim ao nível de Frank Sinatra, Ella Fitzgerald, Elvis Presley, Miles Davis, Bob Dylan, Billie Holiday, James Brown, Tom Jobim, David Bowie, Leonard Cohen e Johnny Cash, que receberam esta distinção em anos anteriores.

Os 50 anos de carreira de Carlos do Carmo contemplaram a edição do álbum Fado é Amor – com a passagem por vários dos temas mais emblemáticos do seu repertório, agora em partilha com os novos artistas do fado português – mas também por uma exposição antológica no Museu do Fado. Em novembro estreará ainda um filme documental sobre a sua vida.