No coração da Beira Serra, a Casa-Abrigo da Serrana situa-se em plena zona da Cordinha, a cerca de 15 quilómetros do centro de Oliveira do Hospital e pisca o olho a todos aqueles que de longe vêm conhecer a região. Rodeia-se de espaço verde, ar puro e noites estreladas e convida os mais ousados a aventurarem-se por entre os trilhos e a descobrirem a maravilhosa paisagem da Serra da Estrela.

Chegar à Quinta da Serrana pela primeira vez é subir o caminho que vai dar à capela por engano, apercebendo-nos que não vai ser assim tão simples descobrir a moradia escondida por entre as árvores e a escuridão. Mas quando a encontramos, isolada do mundo, com um espaço para piqueniques nas traseiras e um enorme campo verde à volta, sabemos que o difícil vai ser abandoná-la.

A Quinta, como também é designada, é propriedade do Município de Oliveira do Hospital, encontrando-se sob responsabilidade do Clube de Caça e Pesca da cidade através de um protocolo celebrado entre as duas instituições. Sendo maioritariamente utilizada por apreciadores do melhor que a natureza contém como escuteiros, caçadores, pedestrianistas, montanheiros e turistas em geral. A casa é habitualmente alugada para reuniões de caráter social, mas é um recanto escondido ao dispor de todos aqueles que a quiserem aproveitar.

serrana_1

Há 16 camas, entre as camaratas (seis beliches) e dois quartos duplos. O piso de baixo é open space, com uma sala para estar, ver televisão e almoçar ou jantar numa enorme mesa de madeira. Os hóspedes podem ainda utilizar a cozinha, adornada com cortinas avermelhadas, e as três casas de banho que a casa alberga (uma no piso inferior, duas no piso superior). Há janelas para todos os gostos – e o espaço convida à diversão com um grande grupo de amigos em volta de queijo Serra da Estrela, um bom vinho e uma grande churrascada no verão.

Se o que procuras é um fim de semana longe da civilização ou umas férias sem esbarrar com pessoas a toda a hora, a Quinta da Serrana é o spot perfeito para ti. Podes andar semi-nu na rua, abrir as janelas para apreciar a vista, pôr música a altos berros às quatro da manhã, que nenhum vizinho aborrecido te vai bater à porta e pedir para ires dormir. Ao mesmo tempo, a proximidade à cidade de Oliveira do Hospital e o facto de estar a dois passos do Ervedal da Beira tornam a casa bastante rodeada – pelo menos do suficiente para sobreviveres e divertires-te. Não esquecer que a área onde se insere a vila do Ervedal é banhada a sul pelo rio Seia e a norte pelo Rio Mondego, o maior rio português.

E, mesmo no meio do nada, parar é morrer. São inúmeras as atividades que podes realizar para ocupar o tempo apenas no espaço verde que rodeia a casa – e que quase se perde de vista. Para além da caça, da apanha do caracol e das longas caminhadas em busca do rio, não muito longe do alto onde se situa a Serrana, podes ainda fazer Geocaching e procurar as caches deixadas por quem quis dar a conhecer aquele local aos amantes da caça ao tesouro dos tempos modernos. De dia ou de noite, com a companhia das abelhas ou dos morcegos, no fresquinho da serra ou no calor do verão, a envolvente convida-te constantemente a aproveitar o ar livre ao máximo.

serrana_2

Se contudo precisares da tecnologia para sobreviver e deslocares-te a um cibercafé em Oliveira do Hospital parecer demasiado longínquo, pressupondo que o conforto da casa e da paisagem te levem a não querer sair dali, a Quinta da Serrana tem, para além de um televisor com os quatro canais, ligação à internet através de uma rede sem fios. Nada te impede, também, de te confessares na pequena capela do Ervedal, de encheres o depósito do carro numa gasolineira bem perto do caminho de terra que vai dar à casa, ou ainda de parares no café Bambu para a bela da cervejinha de fim de tarde.

E não te esqueças que estás na Beira Alta, a terra do queijo Serra da Estrela, dos enchidos e das boas festas de verão no querido mês de agosto. O concelho de Oliveira do Hospital é conhecido também pelas suas belas praias fluviais, como a de Avô, Alvôco das Várzeas ou São Gião, que nos meses mais quentes se enchem de apaixonados pelo bom tempo.

As possibilidades são imensas. Usa a casa como bem entenderes, e deixa tudo arrumadinho para os próximos utilizadores. Os preços variam de acordo com a utilização e o tempo de aluguer pretendido, mas começam nos 7,50 euros por noite. Mais informações aqui.