A escultura do artista português João Onofre vai abrir no dia 2 de julho a quarta edição de Sculpture in The City, em Londres. 

A exposição é promovida pela City of London Corporation, integrando uma série de eventos, atividades educacionais destinadas a crianças em idade escolar e visitas guiadas para famílias.

Intitulada Box sized DIE featuring Unfathomable Ruination, a escultura já percorreu locais como o Palais de Tokyo, em Paris, o Museu d’Art Contemporani de Barcelona (MACBA) e a Art Basel, na Suíça. 

Ao consistir num cubo de aço com 183x183cm que ganha vida com a atuação da banda londrina de death metal Unfathomable Ruination, a escultura será instalada em frente ao edifício The Gherkin. A obra é à prova de som e será hermeticamente fechada após a entrada da banda no interior da mesma, sendo que a duração da performance é inteiramente variável, encontrando-se dependente do tempo que os musicos demoram a consumir o oxigénio disponível.

João Onofre expõe individualmente em múltiplos museus e galerias internacionais, tendo participado em exposições coletivas internacionais. Estudou na Faculdade de Belas Artes (Universidade de Lisboa) e concluiu o mestrado em Belas Artes em Londres, na Goldsmiths College.