A 5ª edição do prémio de Fotografia Emergentes DST irá premiar o melhor portefólio de Fotografia Contemporânea de 2014. As inscrições começaram a 18 de junho e estarão abertas até 15 de agosto numa iniciativa do grupo Domingos da Silva Teixeira (DST), organizada pelo Festival Encontros da Imagem.

A fasquia é elevada: 7500 euros é o valor do prémio que o vencedor do melhor portefólio levará consigo, além da oportunidade de uma exposição individual no Festival de Encontros da Imagem de 2015.

Quanto ao vencedor, este será conhecido a 20 de setembro, numa gala no Theatro Circo, na cidade de Braga, onde as fotografias dos 20 finalistas selecionados pelo júri serão exibidas. O cantor Scott Matthew marcará presença na cerimónia de entrega do prémio.

Esta iniciativa dá aos fotógrafos a oportunidade de apresentarem o seu trabalho a editores especializados, bem como receberem uma apreciação fundamentada da sua obra, constituindo assim um meio preferencial de promoção da mesma.

“Podem candidatar-se todos os criadores que usem a fotografia como meio preferencial de expressão sem distinção de nacionalidade, sexo ou idade.” segundo diz o regulamento. Assim, é necessário submeter online um projeto fotográfico com um máximo de 20 imagens (preto e branco ou cor), bem como o pagamento de 10 euros de pré-inscrição.

Quanto ao resto, está deixado à expressividade e originalidade de cada artista: o interesse, a coerência dos projetos e a qualidade conceptual da obra serão valorizados.

O regulamento, bem como outras informações sobre a candidatura poderão ser consultados aqui