É já hoje que a RTP e a estação de televisão chinesa CCTV (China Central Television) vão assinar um protocolo de colaboração. Contribuir para a divulgação da cultura chinesa em Portugal e da cultura portuguesa na China e fazer com que os factos noticiosos sejam, cada vez mais, do conhecimento mútuo são dois dos objetivos.

A este estreitar de relações junta-se o lançamento oficial de dois documentários, intitulados Portugal Encantador e China Encantadora para dar a conhecer os aspetos mais marcantes da sociedade de cada país, nomeadamente o turismo.

Vai também ser assinado um memorando de entendimento entre o Ministério da Cultura da República Popular da China e o Ministério dos Negócios Estrangeiros da República Portuguesa sobre a criação recíproca de centros culturais, com a cooperação da agência Lusa.

A assinatura vai contar com Liu Yunshan, membro do comité central do Partido Comunista Chinês, Ding Wei, vice-ministro da Cultura da China, e Yuan Zhengming, subdirector da CCTV. Do lado português, para além de Alberto da Ponte, presidente da RTP, e Afonso Camões, presidente da agencia Lusa, vão estar presentes Miguel Poiares Maduro, ministro-adjunto e do desenvolvimento regional, Jorge Barreto Xavier, secretário de Estado da Cultura, e Luís Campos Ferreira, secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e Cooperação.

A China Central Television é a maior estação de televisão da China.