Mar Salgado SIC

Mar Salgado. Nova novela da SIC põe a nu a poesia do mar

“Ó mar salgado, quanto do teu sal / São lágrimas de Portugal!”, foi assim que o administrador da SIC, Luís Marques, anunciou o nome da nova novela da SIC na apresentação que ocorreu ontem num hotel de Lisboa. Mencionando a obra Mensagem, de Fernando Pessoa, Luís Marques justificou a escolha: “Valeu a pena? Tudo vale a pena / Se a alma não é pequena”, citou, concluindo que a SIC vai fazer “para que tudo valha a pena”, referindo-se à nova novela do horário nobre da estação que deverá estrear em setembro.

Mar Salgado é o 3º projeto que une a SIC, a SP Televisão e a Globo e é a primeira novela original de Inês Gomes – que já tinha integrado outras equipas de guionismo – acompanhada por Fausto Galvão. O objetivo é “trazer a portugalidade para as novelas (…) perceber o país, o que é ser português”, referiu Luís Marques, numa opinião partilhada pelos autores da novela e pelos representantes da Globo e da SP Televisão que estiveram presentes.

Mar SalgadoLuís Marques, administrador da SIC, a falar na apresentação de Mar Salgado

“Esta novela é a que mais reflete Portugal à beira-mar”, afirmou o representante da SP Televisão que aproveitou também elogiar a realizadora de Mar Salgado: a portuguesa Patrícia Sequeira. A terminar as intervenções, o auxiliador de Inês Gomes, Fausto Galvão, garantiu que a nova novela da SIC é “digna de um próximo Emmy”.

“Há mais marés que marinheiros”

“Uma mentira no passado. Duas crianças levadas à força. A busca e o reencontro entre uma mãe e os filhos” – este é o slogan e o mote principal de Mar Salgado. O estuário do Sado vai servir de cenário à trama, mas é no Dubai que a nova novela da SIC dá o arranque. A protagonista é Margarida Vila-Nova que interpreta Leonor e regressa assim aos ecrãs nacionais de forma mais constante: “esta Leonor é uma mulher cheia de força, cheia de coragem, lutadora”, confessa ao Espalha-Factos, acrescentando que este papel “tornou-se irrecusável”. “É através do amor que ela luta pelos seus filhos”, referiu.

Margarida Vila-Nova SICE por que razão os portugueses vão ficar colados ao ecrã? “A procura de uma mãe por um filho é sempre comovente e sempre muito emocionante porque somos todos sensíveis a esta realidade que está presente em tantas famílias, inclusive em casos públicos”, argumentou Vila-Nova que regressa assim de Macau, onde vive com a sua família, para passar uma temporada em Portugal a gravar Mar Salgado. Nem de propósito, a atriz metaforizou o conceito da novela e da sua personagem com o mar: “tal como o mar, cada onda traz um novo desafio, uma nova deceção, uma nova conquista”. “Há mais marés que marinheiros”, rematou.

O regresso de Margarida Vila-Nova como protagonista não aparece assustá-la: “uma protagonista é sempre uma responsabilidade (…) é um desafio ser a atriz escolhida para protagonista para a novela que vai suceder à novela líder de audiências atualmente [Sol de Inverno]”. O desafio maior é o facto da personagem de Vila-Nova ser nadadora e de a atriz confessar ter claustrofobia debaixo de água: “comecei por fazer o curso de mergulho; já fiz duas formações e estou a preparar-me para a terceira formação… [hesitação] já consigo mergulhar sem entrar em ansiedade”. As gravações no Dubai arrancaram com 46 graus, mas correram bem: “é o primeiro episódio onde todas imagens, todos os planos são cuidados e planeados; foram feitos com muito empenho”.

“Conhecemos o timing de cada um”

Ao lado de Vila-Nova vai estar José Fidalgo, anos depois de terem contracenado em Tempo de Viver como Maria Laurinda e Bruno, respectivamente. “Em equipa vencedora não se mexe!”, atira a atriz sobre a dupla que agora volta a fazer com Fidalgo. “Vamos tentar repetir a proeza (…) conhecemos o timing de cada um. É engraçado porque encontramo-nos oito anos depois… a vida mudou, as experiências mudaram, amadurecemos, e acho que tudo isso faz com que as personagens fiquem mais ricas”, considera Margarida Vila-Nova.

O sentimento é partilhado pelo ator. “Vou trabalhar com a Margarida Vila-Nova o que me dá um prazer enorme”, começou por dizer José Fidalgo. O ator recordou que em Tempo de Viver, na TVI, ambos faziam “personagens bastante controversas”. Agora, vão estar longe de ser um par romântico, mas Fidalgo confessa que ficou contente assim que soube que Vila-Nova ia entrar na novela. “Ela é uma pessoa diferente, eu sou uma pessoa diferente, mas a vontade de trabalhar um com o outro existe”, conclui.

Mar Salgado SIC

José Fidalgo, Joana Santos, Margarida Vila-Nova e Ricardo Pereira: os protagonistas de Mar Salgado.

Do Brasil para Portugal: Santos e Pereira completam o quarteto de protagonistas

Joana Santos – que teve de recusar um papel numa novela da Globo – vai interpretar a esposa de Fidalgo e a rival de Vila-Nova na novela: “Eu já não fazia há um ano. Há sempre aquele medo, aquele nervoso de começar, de como é que eu vou fazer isto… as inseguranças que os atores têm. E ela [Margarida Vila-Nova] também não fazia novelas há algum tempo. Então há uma entreajuda, queremos que isto resulte, estamos empenhadas, somos amigos e só queremos que isto corra bem”, revela.

Ricardo Pereira SICTambém vindo do Brasil, Ricardo Pereira regressa assim às novelas portuguesas. E ainda há nervos? “É óbvio que tem de haver nervos.” Esta é a 21ª novela do ator português, mas para Ricardo Pereira “isso não interessa… é como se fosse a primeira”. “Estou há dois meses a preparar a novela, já fiz um curso de mergulho, já andei a velejar, tenho estado a fazer ensaios e todos os dias que viro uma página há 300 medos (…) é difícil chegar a um personagem e de passar uma verdade”, confessa ao Espalha-Factos.

O ator diz contar com a ajuda da direção de atores e do elenco porque fazer novelas “é bastante difícil, e manter a coerência durante 300 episódios ainda mais difícil é”, assume. “Começa-se sempre com muito receio e ainda bem porque isso é também a certeza que vamos melhorar dia-a-dia. Não vale a pena desesperar porque há muitas cenas que fazemos mal, há muitas cenas que acertamos. A novela é mesmo isso”, conclui.

Reportagem Fotográfica: Catarina Abrantes Alves

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.

Mais Artigos
Jared Leto comenta regresso ao papel de Joker