A partir de hoje está aberta a exposição que mostra alguns dos mais emblemáticos modelos de máquinas fotográficas, binóculos e miras da marca alemã Leica, alguns fabricados em Famalicão. Esta mostra marca o centenário da Leica e estará até 20 de julho na Casa do Território, no Parque da Devesa.
Dos equipamentos em exposição, destaca-se a primeira máquina fotográfica digital, a Leica S, tal como o modelo R, que se lhe seguiu e que também estará exposto. Passando por equipamentos mais antigos, poderão ser igualmente vistos modelos analógicos Monochrom, M e MP. Além das máquinas fotográficas, também os binóculos fazem história, com os modelos Geovid, Minas, Televid e Kompact.
Os amantes de fotografia vão ainda poder testar os equipamentos da Leica, através de sessões de experimentação sob a orientação de especialistas da empresa.
Com vista a descrever o processo de fabrico dos diferentes equipamentos da marca, a exposição 100 anos Leica está pensada para englobar as três áreas que o caracterizam: ótica, mecânica e montagem. Uma fonte municipal afirmou ao P3 que “todas as Leica dependem ainda muito do trabalho manual, que é muito minucioso e sensível, pelo que não há duas máquinas iguais“.
Desde 1973 que a Leica tem uma fábrica em Famalicão, a sua única unidade fabril fora da Alemanha.”A dependência que a marca tem da unidade famalicense é total, pois cerca de 90 por cento de uma máquina fotográfica é feita em Portugal“, acrescentou a fonte municipal. Atualmente a Laica emprega 800 pessoas nas novas instalações industriais do concelho, sendo “inegável o papel da empresa enquanto agente impulsionador da criação de emprego jovem e qualificado e da imagem positiva que empresta ao concelho famalicense, que é já o terceiro município mais exportador do país“, considerou o presidente da Câmara de Famalicão, Paulo Cunha.