Depois de o vermos no papel de Dumbledore na saga Harry PotterMichael Gambon volta a reunir forças com J.K. Rowling, para a nova mini-série da HBO e BBC, baseada no livro The Casual Vacancy.

Publicado em 2012 e com mais mais de 6 milhões de vendas, The Casual Vacancy, livro de J.K. Rowling é o novo projeto da BBC e a HBO. Estas duas gigantes da televisão embarcam no projeto de transformar esta obra numa mini-série, e os primeiros nomes já foram confirmados. A mini-série retratará o vilarejo inglês Pagford, que apesar da aparente calmaria, vive entre várias guerras: a dos adolescentes contra o tradicionalismo dos seus pais, dos ricos contra os pobres e as várias disputas entre famílias.

Howard Mollison, uma das personagens principais da obra, será interpretado por Michael GambonShirley, a sua esposa, será interpretada por Julia McKenzieMiles, filho de Howard e Shirley, será intepretado por Rufus Jones, e sua esposa Samantha será interpretada por Keeley Hawes. E Rory Kinnear, que recentemente venceu o prémio Oliver Award de melhor ator, interpretará Barry Fairbrother. Também fazem parte deste elenco  Simon McBurney, Monica DolanMichelle AustinRichard GloverAbigail Lawrie.

The Casual Vacancy contará com três episódios, de uma hora cada.  A produção está a cargo de Bronte Film and Television,  da autora do livro e de Neil Blair. O guião foi escrito por Sarah Phelps e terá realização de Jonny Campbell.

As filmagens começam dia 7 de julho, no sudoeste da Inglaterra.