Mensalmente o Espalha-Factos irá passar a dar destaque um autor. Numa rubrica intitulada “Autor do Mês”, são publicados, semanalmente, artigos relacionados com o escritor escolhido. No mês em que a Feira do Livro encanta Lisboa, o destaque vai para Dorothy Koomson.

A escritora londrina de 42 anos traz no próximo fim de semana à Feira do Livro de Lisboa o seu mais recente livro, Os Aromas do Amor. É a nona obra em dez anos de carreira. Apesar de só ter conseguido publicar pela primeira vez aos 32 anos, a leitura e a escrita desde muito cedo fizeram parte da vida de Koomson: aprendeu a ler antes da escola primária e escreveu o seu primeiro romance aos treze anos, intitulado There’s A Thin Line Between Love And Hate.

os aromas do amor dorothy koomsonNascida em 1971, Dorothy tem formação em psicologia e jornalismo, e foi aliás jornalista a tempo inteiro na Austrália até começar a escrever o seu quinto romance – altura em que decidiu dedicar-se profissionalmente à escrita. Estreou-se como autora publicada em 2003, com o livro O Amor Está no Ar (na versão original, The Cupid Effect). É conhecida por ser uma escritora prolifera e por incluir nas suas histórias personagens femininas de forte carácter.

Dorothy KoomsonA autora inglesa defende no seu site oficial que «a escrita e a leitura andam de mãos dadas, e és um escritor pior se não leres», destacando como as suas maiores influências literárias livros como A Vida de Pi (de Yann Martel) e Não Matem a Cotovia (Harper Lee). Dorothy Koomson partilha ainda com os leitores os seus gostos de música e filmes, referindo por exemplo Don’t Give Up (música de Peter Gabriel) ou Matrix.

O seu maior sucesso até agora foi A Filha da Minha Melhor Amiga, publicado em 2006 e aplaudido tanto pelo público britânico como americano. Alguns outros títulos bastante conhecidos desta autora são Bons Sonhos, Meu Amor, Amor e Chocolate ou A Praia das Pétalas de Rosa.