Centenarians, Centenários em tradução livre, é o título de uma série fotográfica de Anastasia Pottinger. A fotógrafa norte americana, apresenta-nos 20 fotografias, todas a preto e branco, de pessoas com 100 ou mais anos de idade.

Este trabalho de [fotografar corpos de pessoas idosas] nasceu de uma oportunidade que tive, a de fotografar uma mulher de 101 anos que se ofereceu para posar nua para mim“, lê-se no site de Anastasia Pottinger. Era apenas um exercício para documentar a sua forma [física] de uma maneira bonita“, continua.

A ideia para a série fotográfica surgiu quando Pottinger olhou para as fotografias e percebeu que estava diante de algo de muito especial. A partir daquele momento começou a expor as fotografias, mais modelos apareceram e Centenarians ganhou vida.

A resposta as imagens tem sido notável. Os espectadores ficam visivelmente comovidos quando olham para as fotografias“, escreveu a fotógrafa no site.

Segundo o Huffington Post, Anastasia Pottinger está neste momento a trabalhar com uma agente literária para a publicação de um livro e  a busca por modelos centenários continua. Para ver todas as fotografias de Centenariansvisita o site oficial da fotógrafa.