O aeroporto do Funchal foi considerado um dos mais assustadores do mundo, segundo uma lista efetuada pela publicação norte-americana Condé Nast Travel. Entre uma lista de 12 aeroportos com a fama de provocar arrepios, o do arquipélago da Madeira está em terceiro lugar. A pista do mesmo foi estendida em 2000, ficando suportada por 180 pilares colocados sobre o mar. Este prolongamento da pista serviu para poder receber aparelhos de maior porte.

Em primeiro lugar no artigo (apresentado em fotogaleria) é destacado o aeroporto da estância de esqui de Courchevel, nos Alpes franceses, com uma pista de apenas 500 metros e a subir, sendo apenas usada em voos privados. Em segundo lugar encontra-se o aeroporto de St. Maarten, nas Antilhas Holandesas, cuja pista se situa a poucos metros de uma praia bastante frequentada.

Nos restantes lugares da lista encontram-se o aeroporto de Barra, na Escócia, o de Tenzin Hillary, no Nepal, o de Kai Tak, em Hong Kong, o Aeroporto Internacional de Gibraltar, o JFK, em Nova Iorque, o Juancho E. Yrausquin, nas Caraíbas, o de Sandane, na Noruega, o de Paro, no Butão, e o Gustaf III, nas Caraíbas Francesas.