Chama-se What’s Up – Olhar a Moda e já tem lugar na RTP2. Fruto de um protocolo entre a Associação Portuguesa dos Industriais de Calçado e a RTP, o programa tem duração de 30 minutos e vai passar no último domingo de cada mês, às 12h.

Com conteúdos informativos sobre o calçado português, vai mostrar os casos de sucesso na indústria. A aposta está numa linguagem leve e atrativa, como forma de atrair os jovens para o setor, que, segundo o protocolo assinado, tem grandes potencialidades e “emergentes oportunidades de carreira internacional”.

A transmissão de What’s Up em canais internacionais está, também, na mira da associação. Dar a conhecer  “o que de melhor se faz em Portugal” é um dos objetivos. Esta iniciativa é um contributo [da RTP], enquanto serviço público de televisão, para apoiar uma indústria tão importante para o país”, exaltou o administrador do segundo canal de televisão pública, António Belo Teixeira.

http://youtu.be/Q8jUSyguwJ4

O primeiro programa foi para o ar no passado dia 27 de abril e o próximo está agendado para dia 25 deste mês. A APICCAPS – Associação Portuguesa dos Industriais do Calçado, Componentes, Artigos de Pele e seus Sucedâneos  -, tem já criado o seu canal online: Portuguese Shoes TV.

Calçado português em números

Apesar de as empresas continuarem a sentir algumas dificuldades no recrutamento de pessoal – como aponta o presidente da APICCAPS, Fortunato Frederico, – o setor do calçado é um dos mais significativos da economia portuguesa e exporta mais de 95% da sua produção para mais de 150 países, nos cinco continentes.

No ano passado, cresceu 8%, com as exportações a ultrapassarem, pela primeira vez, o máximo histórico dos 1.700 milhões de euros.