Os Thievery Corporation lançaram no início deste mês um desafio a todos os seus seguidores. A dupla norte-americana quer que os fãs escolham uma das faixas do seu mais recente álbum e que criem um vídeo para acompanhar a música. O álbum, editado a 1 de Abril, chama-se Saudade, e a ideia é que o vídeo transmita justamente esse estado de espírito tão luso.

Um anseio por algo ou alguém que se perdeu, uma melancolia, a presença da ausência” – é assim que os Thievery Corporation definem o sentimento e agora querem que sejam os fãs, através de um vídeo, a mostrar o que significa saudade. O clip deve depois ser carregado para o Youtube até ao final deste mês e partilhado nas redes sociais Facebook ou Twitter com a hashtag #SaudadeVideo. O vencedor receberá um pacote de prémios dos Thievery Corporation e verá o seu vídeo difundido nos canais oficiais da banda.

Desde a formação, em 1995, que a dupla deixa patente em todos os seus trabalhos o gosto pela música de expressão portuguesa, nomeadamente a bossa nova de João Gilberto e Tom Jobim. São vários os intérpretes brasileiros que emprestam a língua e os ritmos aos discos do duo da electrónica e do downtempo. Encounter in Bahia, Samba Tranquile, Bario Alto, Meu Destino, Sol Tapado, são algumas das faixas onde o gosto pela lusofonia mais se evidencia.