Hoje, Filipa Vacondeus faz 81 anos. No mesmo dia, celebra a estreia do seu novo programa de culinária, no 24Kitchen, ao lado de Filipa Gomes, 50 anos mais nova. À Boleia da Filipa foi ideia da veterana que, num gesto empreendedor, fez a proposta ao canal, para surpresa da equipa que comanda os destinos da novata estação de televisão que dedica 100% da sua programação à gastronomia.  

“Para mim foi ótimo; foi um desafio que eu lancei a mim própria”, confessa Filipa Vacondeus ao Espalha-Factos na apresentação do programa à imprensa. Ao nosso lado está o food truck onde preparou os petiscos que serviu aos portugueses que mataram saudades da cozinheira nas localidades que visitaram: “é um programa diferente, cheio de vida, cheio de movimento”, refere.

24Kitchen

Apesar de esta ser uma estreia nos canais Cabo, e com um formato mais moderno, Vacondeus ressalva que o programa “vai seguir uma linha que eu tenho seguido ao longo da vida: ensinar a nossa cozinha tradicional portuguesa”. Para cumprir essa tarefa com sucesso, Filipa Vacondeus tem a seu lado Filipa Gomes, uma escolha do canal com que a veterana logo simpatizou: “achei-a muito competente, muito capaz, por isso disse logo que sim (…) claro que estava um bocadinho desconfiada porque há 50 anos de diferença”, mas esse pormenor dissipou-se enquanto dupla, referem as duas.

24Kitchen

“Com uma vontade de viver gigante” – é assim que a novata descreve a chefe de cozinha que já soma 30 anos de carreira. Ao Espalha-Factos, a publicitária tornada chefe de cozinha afirmou que esta experiência foi “super interessante”, e que nunca tinha imaginado vir a fazer dupla com uma das figuras mais importantes da televisão portuguesa.

A melhor parte, atira Filipa Gomes, foi “o feedback direto e real do que as pessoas achavam” quando no fim provavam os pratos e diziam de sua justiça. Aliás, esta interação com o público “foi muito humana, muito quentinha”, e até deu para jogar com o inesperado quando “de repente alguém vinha interagir connosco”, conta.

O primeiro de treze episódios de À Boleia da Filipa estreia hoje, às 21h, no 24Kitchen.