Os resultados da primeira semifinal do Festival Eurovisão da Canção foram revelados hoje, com Portugal a surgir em 11.º lugar, apenas 1 ponto atrás do apuramento. 

Suzy, com Quero Ser Tua, foi a representante nacional na edição 2014 no maior certame europeu de música pop, tendo a sua vitória no Festival da Canção sido uma das mais polémicas dos últimos anos. A cantora portuguesa ficou em 11.º lugar, alcançando 39 pontos, menos um que San Marino, último país apurado para a final, com 40 pontos.

O nosso país foi pontuado por Espanha, com 8 pontos, Bélgica, com 6, França, com 5, Suécia, com 4, Arménia, Dinamarca, Moldávia e Montenegro, com 3. Recebeu ainda 2 pontos da Holanda e 1 do Azerbaijão e da Arménia.

Os resultados entre júri e televoto apresentam discrepâncias significativas. Dos 19 países que podiam votar na primeira semifinal, apenas 15 utilizaram o sistema misto de 50% jurados / 50% televoto. Nestes países, Portugal alcançou o top 10 em 13, totalizando 69 pontos caso a votação fosse apenas a do público, o que lhe garantiria um lugar na final. O resultado é dramaticamente oposto quando olhamos para os resultados do voto especializado nos 19 países: o júri apenas atribuiria 11 pontos à canção portuguesa.

Recordamos que em 2007, quando Sabrina representou Portugal em Helsínquia, com a canção Dança Comigo, também da autoria de Emanuel, Portugal ficou a 3 pontos da final e em 11.º entre 27 países.

Confere o split vote da canção portuguesa:

Albânia (só júri) – 1 ponto
Arménia (televoto/júri) – 6 / 0 pontos
Azerbaijão (televoto/júri) – 4 / 0 pontos
Bélgica (televoto/júri) – 7 / 1 pontos
Dinamarca (televoto/júri) – 6 / 1 pontos
Estónia (televoto/júri) – 1 / 0 pontos
França (televoto/ júri) – 10 / 0 pontos
Hungria (televoto / júri) – 5 / 0 pontos
Iceland (televoto/júri) – 6 / 0 pontos
Letónia (televoto/júri)- 0 / 0 pontos
Moldávia (só júri) – 3 pontos
Montenegro (só júri) – 3 pontos
Rússia (televoto/júri) – 4 / 0 pontos
São Marino (júri) – 0 pontos
Espanha (televoto/júri) – 12 / 4 pontos
Suécia (televoto/júri) – 3 / 4 pontos
Holanda (televoto/júri) – 5 / 0 pontos
Ucrânia (televoto/júri)- 0 / 0 pontos