O Espalha-Factos terminou. Sabe mais aqui.
The Internet of Things

As ferramentas Google que devias estar a usar (II) | The Internet Of Things #10

Na semana passada apresentámos uma lista das ferramentas mais básicas da Google, que já devias estar a usar na tua vida laborar e académica para dares um impulso na tua produtividade. Para esta semana preparamos uma lista de ‘segredos’ que podes usar em várias situações, desde uma conversa de café até a dares um toque especial àquele post no teu blogue.

Porque há que reconhecer o trabalho dos outros, há que referenciar que esta lista é adaptada de uma que encontrei na Mashable.

Assim sendo, aqui segue a lista:

1. Google Books Ngram Viewer

Se sempre quiseste saber se certa palavra se dizia no século XVII, ou se sempre tiveste a curiosidade de saber de que forma a literatura se referia a certo termo, agora, com o Ngram Viewer vais poder fazê-lo. Só por experiência, abaixo deixo um exemplo de uma pesquisa que realizamos com os termos jornalismo, notícias, tecnologia e inovação (pesquisa em inglês). Esta funcionalidade que a Google oferece pode parecer mais para diversão, mas com as pesquisas certas, podes encontrar repetições em discursos por exemplo, ver relações entre termos ou ainda perceber que perguntas as pessoas faziam nos livros desde há meio século. Para te inspirar aqui fica uma lista de algumas pesquisas relacionadas.

Ngram Viewer Chart

2. Google Correlate

Queres perceber de que maneira as pessoas pesquisam sobre determinado assunto? Queres compreender de que forma as pessoas juntam os termos? Então o Google Correlate é para ti. Quer seja para um trabalho que estás a realizar sobre uma marca ou sobre uma personalidade, quer seja por curiosidade para espantar os amigos no café, é um mundo de oportunidades de pesquisa interessante. E a verdade é que se estás a fazer uma pesquisa por correlações é melhor preparares-te para algumas que vão parecer aleatórias, como a que mostramos abaixo, especialmente no que toca à relação com rolo de carne!

Google Correlate

3. Google Trends

Se estiveste em meditação num mosteiro no Tibete, ou se a televisão e as notícias online não são coisa que te assistam, a Google pensou em ti e criou o Trends. Esta funcionalidade permite com que percebas, de forma espantosamente actualizada, quais são os tópicos de pesquisa, isto é as tendências de pesquisa dos utilizadores da Google. E de que forma é que isto te pode ser útil? Quer tenhas um blogue onde escrevas sobre notícias do momento e precises de alguma inspiração ou quer estejas a tratar da estratégia de redes sociais daquela startup em que estás a trabalhar e queres perceber de que forma os assuntos do momento podem ser aproveitados nessa tua estratégia, o Google Trends é uma óptima ferramenta para perceber o que as pessoas estão a pesquisar e fazer o teu trabalho ser trendy; porque no mundo de hoje em dia tens de estar em cima dos acontecimentos e fazer passar a tua mensagem em tempo útil.

4. Google Think Insights

Quem melhor que uma das maiores empresas do mundo, que anda no negócio de perceber quais são as perguntas que queres fazer ao mundo há já alguns anos, para te dar umas ideias de como podes transmitir a tua mensagem profissional de forma mais eficaz. Como é de esperar o Insights não é uma obra de caridade: todo o site é gratuito e repleto de informação extremamente interessante, partilhada por alguns dos melhores profissionais da área de negócios e da tecnologia, mas obviamente que a ideia deste serviço é mostrar a potenciais futuros clientes, especialmente PMEs de que forma a Google e os seus planos de publicidade (a maior fonte de rendimento da empresa de Mountain View) podem ser úteis num plano de negócios mais eficaz.

Google Think Insights

5. Google Public Data Explorer

Estás a fazer um trabalho e precisavas de dar uma vista de olhos nos dados estatísticos partilhados por mais de um organismo? Quer seja a OCDE, quer seja o Banco Mundial, o EUROSTAT ou outras grandes organizações internacionais que analisam e tornam públicos grandes quantidades de dados, podes sempre usar estas informações de forma comparada para enriquecer um estudo ou uma análise que estás a fazer sobre determinada realidade. Outra das interessantes funcionalidades desta ferramenta é a capacidade de ver de forma animada a evolução ao longo de um terminado grupo de dados, quer sejam anos ou percentagens.

 Google Public Data

6. Google Keep

Para as/os utilizadora/es de smartphones Android, pelo menos para quem já têm a última versão do sistema operativo, o Google Keep talvez não seja uma novidade. Mas para todas as outras pessoas esta ferramenta pode ser a solução que procuravam para substituir toda a quantidade de post-its que têm espalhados pela secretária. Com o Keep podes manter uma lista de post-it virtuais com cores diversas, para os dividires por categorias mas também podes adicionar fotografias relacionadas com as categorias, podes criar listas de tarefas. E, como na maioria das ferramentas Google, podes ver e editar as tuas notas em diferentes plataformas, tudo sob a tua conta Google.

7. Google Earth, Sky, Mars & Moon

A Google tem-nos dado uma visão do nosso mundo que nunca pensámos ser possível, tem tornado lugares longínquos em locais visitáveis e tem partilhado uma gigantesca quantidade de informação cientifica, tornando assuntos como a astronomia e a engenharia aeroespacial em assuntos publicamente acessíveis.

Provavelmente o Google Earth nem é estranho para ti, tendo em conta que foi a predecessor do Google Maps, onde tinhas (como ainda tens) que instalar um software no teu computador para poderes visitar todo o mundo à nossa volta em imagens de satélite, contudo, talvez não saibas que agora, se usares ainda essa ferramenta, poderás visitar muito mais do que apenas o Planeta Terra.

Agora podes visitar o céu, descobrindo informação sobre estrelas e constelações, sobre galáxias e buracos negros, mas podes também visitar a lua, incluindo imagens em 3D e com informação histórica e curiosidades sobre o que aconteceu na aterragem na Lua. Para finalizar podes ainda visitar Marte e ver como se parece o Planeta Vermelho em termos geográficos. Se não te apetece instalar o Google Earth no teu computador ou és mais dado a usar tablets/smartphones, todas estas ferramentas estão disponíveis online.

E tu conheces alguma ferramenta Google que não se tenha mencionado aqui e que uses no teu quotidiano? Partilha connosco o porquê de a usares.

Até para a semana e boa navegação.