No âmbito do projeto levado a cabo por uma dupla constituída pelo argumentista Frank Spotnitz e o realizador Nicholas Meyer será produzida uma série policial – Freud: The Secret Casebook – que terá Freud a encarnar o primeiro profiler da história da investigação.

Este drama criminal, que irá contar com o pai da Psicanálise enquanto figura de destaque e que ainda se encontra em fase de conceção, sobressai igualmente a montante pelos nomes por detrás da sua produção: Frank Spotnitz é o principal responsável pela série Ficheiros Criminosos e Nicholas Meyer realizador de Star Trek VI: O Continente Desconhecido.

Ainda à espera de sinal verde, o projeto terá episódios a incidir principalmente sobre a vida pessoal de Freud e sobre o seu trabalho como primeiro investigador de psicologia forense. O site Hollywood Report avançou ainda que a intriga se desenrolará em Viena do século XX, espaço e tempo em que o psicanalista irá usar as suas inovadoras teorias para resolver crimes na base da análise da mente criminosa.

Esta produção contará igualmente com Gareth Neame, Nigel Marchant, Alan Gasmer, Matt Baer, Christian Popp e Alexander Keil na produção executiva, ainda que não estejam definidos data de gravação, estreia nem elenco.