O canal de televisão por cabo FOX arrecadou 94% de reconhecimento de marca, ultrapassando canais como a Discovery, a Disney, a Warner Brothers e a NBC Universal, alguns dos seus concorrentes diretos no que diz respeito ao alcance das marcas televisivas.

Os resultados nascem de  um estudo de marca  encomendado pela  FOX International  Channels (FIC) e conduzido pela Phoenix Marketing International, levado a cabo para avaliar a força das marcas de canais em 20 países fora dos Estados Unidos da América.

Quando chega a altura de pegar no comando e navegar pelos canais, 34% dos inquiridos admite que mudaria de plataforma de televisão só para ter a FOX como uma das suas opções. A média global das restantes marcas televisivas ficou-se pelos 24%, dando-se, ainda, destaque para a National Geographic, que alcançou os 32%. Em países como a Itália, Polónia, Rússia e Espanha, a FOX aparece mesmo em primeiro lugar como o canal que seria mais decisivo na mudança de plataforma.

A razão desta preferência?  A FOX é o canal que lhes leva os melhores programas antes dos outros canais, referem os inquiridos.

«Primeiro na FOX» tem sido, em todo o mundo, a promessa do canal e uma das provas desse compromisso foi o caso da série The Walking Dead, levada aos telespectadores horas depois de ter estreado nos Estados Unidos. De facto, grande parte da programação de prime time da FOX é composta por séries em estreia.

As estatísticas têm como base a participação de 24 mil assinantes de televisão por cabo da Europa (Reino Unido, Itália, Espanha, Portugal, Holanda, Alemanha, França, Noruega, Polónia, Rússia e Bulgária), Ásia e América Latina. Cada país tinha representados 24 canais das áreas «Entretenimento», «Factual», «Lifestyle» e «Desporto».

Em Portugal

Foi em Portugal que a FOX encontrou o único ponto da Europa onde viu o seu alcance de marca elevado aos 100%.

Para os portugueses, a FOX foi a primeira escolha em quase todas as categorias do estudo: força de marca, canal de entretenimento, canal recomendado, canal do qual iriam sentir mais falta, canal mais divertido, canal com melhores séries americanas, canal com as melhores séries em primeira mão e melhor canal para assistir em família.

The Walking Dead  e The Simpsons são as séries mais conhecidas da FOX, mostra, ainda, a investigação.

Em março, o canal atingiu o seu pico de visionamento, registando mais 15% do que no mesmo mês do ano passado e mais 9% do que em fevereiro.

Os resultados deste estudo foram anunciados por Hernan Lopez, director executivo da FOX Internacional Channels (FIC), na cimeira de Operadores de Televisão por Cabo da Ásia e Pacífico, na Indonésia.