O Google Maps, através da funcionalidade Street View, torna agora possível atravessar toda a linha temporal de um dado local e tomar conhecimento da sua evolução ao longo do tempo mediante o encadeamento de uma sequência das imagens registadas pela plataforma da Google.

A linha temporal vai, em alguns casos, desde 2007, data em que o sistema começou a funcionar, até aos dias de hoje, contendo imagens dos mais diversos locais, edifícios e paisagens.

Para colocar a funcionalidade em ação basta aproximar-se de um dado local e clicar no ícone de um pequeno relógio que irá surgir no canto superior esquerdo, tornando possível navegar pelas imagens cronologicamente ordenadas. O sistema torna possível visualizar como um determinado local evoluiu de ano para ano ou até de estação de ano para estação de ano.

O anúncio publicitário desta nova ferramenta de serviço do Google Maps dá conta da evolução da cidade nipónica de Onagawa, fortmente afetada pelo tsunami que sobre ela se abateu em 2011, sendo que a viagem pela imagens cronologicamente ordenadas dá conta do contraste entre o antes e depois da catástrofe.

Apesar de tudo, a disponibilidade desta atualização do serviço não está ainda estendida a todos os lugares cobertos pelo Street View, pelo que esta viagem no tempo ainda não pode ser usufruída na sua plenitude.