O Facebook é o demónio, todos sabemos, mas que precisamos dele como de água, comida e wifi (portanto, os bens estritamente essenciais à vida humana), isso também ninguém o nega.

Mas as mentes perversas que trabalham sobre a alçada de Mark Zuckerberg decidiram que está na hora de largares o Facebook, onde provavelmente encontraste este artigo, e durante umas horas socializares com pessoas IRL (In Real Life). Depois disso podes voltar a fazer scroll no teu feed outra vez sem te sentires tão mal.

Eu sei: parece terrível, e aqueles raios de sol lá fora: “nop, not for me! Thaaaank you!“; mas lá no fundo também sabes que precisas. Assim agora só tens que esperar que o Facebook lance a sua nova aplicação, apelidada de Nearby Friends.

E o que é o Nearby Friends?

A nova aplicação da família Facebook funciona baseada num sistema de partilha de localização, partilha essa que pode ser controlada quanto à sua duração e quanto aos destinatários, isto é, quanto tempo e quem queres que veja por onde andas, para marcar aquele cafézito que anda a ser adiado à semanas.

No vídeo partilhado pela equipa de desenvolvimento podes ver como funciona e como é o interface:

E, mais importante, o que é o que Facebook tem a ganhar com isto?

Bom, obviamente que o Facebook não quer fazer isto apenas para salvar a tua vida social (se é que precisas) e a comunidade de geeks deste mundo já começou a questionar de que forma a informação que é registada através da comunicação mobile vai ser usada e até que ponto é que essa informação pode ser valiosa para anunciantes.

A resposta da gigante rede social foi de que para já não estão a pensar introduzir anúncios nesta nova app, mas um “para já” não significa um “nunca vamos“.

Nearby Friends Facebook Screenshots

Se querias ir já a correr à tua app store fazer o download deste ajudante pessoal… bem, fica a saber que, para já, ainda não é certa a data de lançamento da aplicação mas, segundo o blogue da equipa Facebook, o expectável é que seja lançada nas próximas semanas para iOS e Android. Por isso, prepara os óculos de sol, treina algumas frases e toca a socializar IRL.