O antigo treinador e preparador físico do Futebol Clube do Porto faleceu esta sexta feira vítima de doença prolongada. 

Conhecido como o professor bitaites, Hernâni Gonçalves encontrava-se em coma após ter realizado cateterismo cardíaco. Para trás ficam 70 anos dedicados sobretudo ao futebol e uma colaboração carismática no programa da antiga RTP N, a Liga dos Últimos.

Nascido em 1940 em Bragança, Hernâni Gonçalves especializou-se em Desporto de Alto Rendimento e também tirou mais tarde o curso de treinador de futebol. Foi preparador físico do Futebol Clube do Porto (FCP) e da Seleção Nacional. Teve ainda destaque na política durante a década de 90, quando assumiu o pelouro da Qualidade de Vida na Câmara Municipal do Porto durante o mandato do socialista Fernando Gomes.

Os anos 70 foram de ouro para o professor bitaites. Esteve ao lado do treinador José Maria Pedroto não só no Boavista Futebol Clube como também no FCP, conquistando oito ligas e nove taças de Portugal.

Já no que aos media diz respeito Hernâni Gonçalves foi cronista no Jornal de Notícias durante vários anos e apresentou juntamente com Álvaro Costa o programa Liga dos Últimos, que dava destaque aos clubes que jogavam nas ligas distritais.