O Espalha-Factos, em parceria com a AEFCSH/NOVA, organiza nos próximos dias 6 e 10 de maio a EF Euronight, com a transmissão do Festival Eurovisão da Canção em direto e a celebração a música europeia através do convívio entre gostos e nacionalidades. Serão duas noites multiculturais que terão lugar na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade  (FCSH) NOVA de Lisboa.

Há vários anos que o EF acompanhava, online, as noites eurovisivas“, afirma o administrador do Espalha-Factos, Pedro Miguel Coelho. Este ano, “surgiu a ideia de poder juntar equipa, leitores e outros interessados numa noite de celebração e convívio“, neste que é o primeiro evento organizado pelo Espalha-Factos. A AEFCSH (Associação de Estudantes da FCSH/NOVA) aceitou o desafio e juntou-se à organização para “trazer à FCSH todos os alunos e interessados em partilhar esta festa eurovisiva“, nas palavras da Presidente, Ana Garcia.

A primeira noite começa às 20 horas, na terça-feira, dia 6 de maio, com a primeira semifinal da Eurovisão, na qual a canção portuguesa se fará ouvir. Suzy venceu o Festival da Canção e canta Quero ser Tua, escrita por Emanuel, no palco do B&W Hallerne em Copenhaga, na Dinamarca. Já a segunda noite pode ou não contar com a representante portuguesa: a final de dia 10 de maio será também transmitida no Auditório 2 da Torre B, na FCSH, antecedida por um warm-up, a partir das 18 horas, com serviço de bar no espaço da Associação de Estudantes.

A EF Euronight promete “muita animação até à atribuição dos últimos 12 pontos da noite“, refere Pedro Miguel Coelho. Serão duas noites dedicadas aos fãs da Eurovisão, a todos os curiosos que procurarem uma noite exótica e divertida, mas também a todos os estudantes Erasmus que realizam os seus estudos em Lisboa, de momento, e que queiram ir torcer pelas músicas dos seus países de origem.

O evento, de entrada livre, que conta com o apoio de divulgação da RTP, a OGAE Portugal (Organização Geral de Apoio à Eurovisão), o ESC Portugal e a ErasmusLisboa, é também uma forma de o Espalha-Factos se aproximar do público universitário e das Associações de Estudantes do Ensino Superior, cuja ligação tem vindo a ser promovida ao longo dos últimos meses com a realização de protocolos de cooperação. Para Ana Garcia, da AEFCSH, “a parceria com o Espalha-Factos tem sido muito benéfica e este evento espelha bem as possibilidades que ela oferece para ambas as partes“.

O Festival Eurovisão é o programa mais visto anualmente na Europa. Este ano vai sê-lo também na FCSH/NOVA. Convidamos-te a juntares-te à festa com o Espalha-Factos. Traz a bandeira do teu país e entra no espírito!

Consulta aqui o evento no Facebook.

Programa

Dia 6 de maio

Transmissão da semifinal da Eurovisão
com participação de Portugal
20 horas
Aud. 2 – Torre B (FCSH/NOVA)

Dia 10 de maio

Lounge Euronight
com serviço de bar
18 horas
Espaço da AEFCSH (FCSH/NOVA)

Transmissão da final da Eurovisão
20 horas
Aud. 2 – Torre B (FCSH/NOVA)