Hoje, 25 de abril de 2014, assinalam-se os 40 anos de Liberdade. Passaram quatro décadas desde que se deu a Revolução dos Cravos e a televisão nacional não deixa de assinalar a data com uma programação especial.  O Espalha-Factos apresenta-te  os destaques deste dia tão especial, para que não percas nada do que se vai passar… Brevemente!


Sugestão EF – Capitães de Abril (RTP1)

Como já vem sendo hábito nesta data, a RTP1 transmite o filme português Capitães de Abril para assinalar a data em que se deu a Revolução dos Cravos. Realizado por Maria de Medeiros, esta é a primeira grande obra cinematográfica sobre este acontecimento que mudou para sempre o nosso país. Lançado em 2000, o filme é um retrato desta época da década de 70, com os episódios mais marcantes do 25 de abril de 1974.

capitaine_avril

Partindo das memórias do capitão Salgueiro Maia, a realizadora recria com sensibilidade e emotividade o dia que mudou um país. Um golpe de estado absolutamente “sui generis“, na sua conceção e execução que espantou o Mundo e que Maria aborda com contagiante entusiasmo.

A história inicia-se na madrugada do dia 25 de Abril, quando a Rádio Clube Português emitiu Grândola, a música que viria a ser o motor de uma revolução. O tema de Zeca Afonso foi um código combinado com o clandestino Movimento das Forças Armadas que nessa madrugada levou um grupo de capitães a executar um golpe de estado e acabar com o regime do Estado Novo. Uma obra do cinema português imperdível, para ver ou rever neste dia 25 de abril, às 15h40, na RTP1.

Sugestões Rápidas

Especial 40 Anos do 25 de Abril (TVCine 2)

tvcOs canais TVCine assinalam a Revolução dos Cravos com uma emissão dedicada ao 25 de abril. Durante todo o feriado, serão emitidos uma série de filmes portugueses no canal TVCine 2. A maratona de cinema começa às 12h50, com a exibição de Aristides De Sousa Mendes – O Cônsul de Bordéus. Seguem-se Que Farei Eu Com Esta Espada? (às 14h25), Operação Outono (às 15h35), Non, Ou A Vã Glória De Mandar (às 17h10), Cinco Dias, Cinco Noites (às 19h00) e Um Adeus Português (às 20h40). A noite termina com o filme Balada da Praia dos Cães às 22h00.

Zeca Afonso em Tons de Abril (RTP2)

zecaafonsoA RTP 2 emite esta tarde, às 18h36, o concerto Zeca Afonso em Tons de Abril. Este espetáculo produzido pela Assembleia da Republica foi gravado em coprodução pela RTP2 e pelo Canal Parlamento. Nesta homenagem, conduzida pela deputada socialista Gabriela Canavilhas, o coro da Assembleia da República – Maria Ana Bobone, Luis Alvelos, Eduardo Filipe e João Queiróz  – canta 15 canções de José Afonso. 


Especial 40º Aniversário da Revolução dos Cravos (Canal História)

canalhistoriaO canal História transmite hoje, a partir das 17h20, três documentários que compõem um especial sobre a Revolução dos Cravos. Em A República Portuguesa, baseando-se no testemunho dos descendentes dos primeiros presidentes da República e dos últimos chefes de Estado, relata-se as três etapas diferentes do exercício do poder.

Segue-se Revolução Estudantil de Coimbra, às 18h15, que pretende recordar um tempo de censura e de vozes silenciadas, no qual jovens estudantes sonhadores lutaram pela Liberdade. Às 19h10, O Último Dia da Revolução lança a seguinte hipótese: e se em 25 de Novembro de 1975 Portugal se tivesse tornado num país comunista, aliado da URSS? O dia termina com 25 Minutos de Uma Revolução, às 20h00, que revista o 25 de Abril pela voz de muitos dos que trouxerem para a rua a Revolução dos Cravos.

Edição relativa à semana de 25 de abril a 2 de maio de 2014.