O PUFF – Portuguese Underground Film Festival está de regresso, desta vez, para uma estreia em Lisboa a 24 de abril, em vésperas do Dia da Liberdade. Mas este não vai ser um evento único: o PUFF vai dar ares da sua graça todas as últimas quintas-feiras de cada mês, às 22h00, no Cinebairro.

O festival vai arrancar com  o filme documental português A Estrada da Revolução, de Dânia Lucas, que segue a viagem de três jornalistas portugueses por vários países do Médio Oriente e do Magreb. O projeto tenta retratar as transformações ocorridas em países como a Tunísia, Síria, Líbia e Egito, dois anos depois da onda revolucionária de manifestações e protestos que ficou conhecida como Primavera Árabe. Durante 90 minutos, vemos Tiago Carrasco, João Fontes e João Henriques a percorrer o mundo árabe de transportes públicos, enquanto nos dão a conhecer pessoas comuns, rebeldes, revolucionários e defensores dos regimes, descortinando as causas dos descontentamentos e conflitos étnicos e religiosos que atravessam os países em questão.

Depois de uma estreia em 2012 com uma edição dupla em Portimão e no Fundão, o PUFF já passou por Nova Iorque, em setembro de 2013 e pelo Showroom Shorts Sheffield, em Inglaterra. Agora, ganha casa fixa no Bairro Alto, com promessas de mostrar o que de bom se faz no cinema nacional e estrangeiro.

Trailer oficial de A Estrada da Revolução: