No dia 22 de abril, Dia da Terra, sai de casa, tira uma selfie e publica-a numa rede social utilizando o hashtag #GlobalSefie. É esta a proposta da NASA que tem como finalidade a criação de um “Berlinde Azul”: uma imagem do planeta conseguida a partir dos vários retratados. 

Para o dia da terra estamos a tentar criar uma imagem da Terra a partir do solo enquanto recolhemos uma colecção de retratos de pessoas da Terra”, lê-se no comunicado do evento no site oficial da agência espacial norte-americana. É este o desafio para comemorar o Dia da Terra, visto que os satélites da NASA que estão em órbita em volta da Terra fotografam diariamente o planeta a partir do espaço

O projeto tem como finalidade despertar a consciência ambiental da população mundial, reconhecendo o valor das empresas que diariamente trabalham para a proteção do planeta, como as alterações climatéricas, a falta de água potável e a subida do nível médio da água do mar.

Precisa de uma ideia sobre que tipo de  foto vais tirar? Sai de casa e mostra-nos a montanhas, os parques, o céu, o rio e os lagos – onde quer que estejas, aí tens a tua fotografia”, apela a NASA no site oficial. “Diz-nos onde estás com um sinal, podem ser palavras escritas areia, soletradas com pedras, ou podes usar o sinal impresso que criámos”, continua o apelo.

Os interessados em participar devem tirar uma fotografia indicando, através de um sinal, o local onde estão e publicá-la com o hashtag #GlobalSelfie no Facebook, no Google+, no Twitter ou no Instagram.  O resultado final será divulgado em maio.

54312624527ad692ed71d3e909cd6a82Sinal da NASA em Português para indicar o local onde a fotografia foi tirada