Manoel de Oliveira

Manoel de Oliveira dá vida a novo filme

O cineasta português, Manuel de Oliveira, deu hoje início às filmagens do seu novo filme O velho do Restelo, no Porto, segundo fonte da produtora O Som e a Fúria.

O financiamento para o novo projeto do realizador de 105 anos era já esperado há vários meses e tornou-se agora possível graças ao apoio da ministra da Cultura e Comunicação de França, Aurélie Filippetti e ao “patrocínio do Secretário de Estado da Cultura, Jorge Barreto Xavier, que reconheceu o mérito cultural deste projeto”, afirmou a produtora  do filme.

O velho do Restelo conta ainda com o apoio da Porto Film Commission, organizada pela autarquia portuense, e da Universidade Católica do Porto.

Sobre a dificuldade em conseguir financiamento, Manuel de Oliveira dizia, no ano passado, em entrevista à revista francesa Cahiers du Cinéma: “Fazer este filme é como ganhar uma batalha: É difícil. A conjuntura económica trava e fragiliza a montagem financeira do filme”. E apesar do reconhecimento que tem do público, o realizador frisou: “Eu penso que no país há uma grande indiferença pelo que já realizei. Tanto faz que o meu cinema exista ou não exista”.

Baseado em excertos do livro O Penitente, de Teixeira de Pascoaes, o filme de Manuel de Oliveira tem como foco a reflexão sobre a História de Portugal e em particular sobre “a Invencível Armada e o presente“, segundo o realizador.

Com a participação dos atores Luís Miguel Cintra, Ricardo Trepa, Diogo Dória e Mário Barroso e rodagem entre 9 e 13 de abril, O velho do Restelo é o mais recente argumento assinado por Manoel de Oliveira.

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.

Mais Artigos
Gal Gadot
Gal Gadot produz documentário sobre “mulheres-maravilha” pelo mundo