Assististe a todos os episódios de Game of Thrones (A Guerra dos Tronos, em Portugal) mas não te consegues lembrar de tudo o que aconteceu? És fã incondicional da série mas não te recordas do nome de grande parte das personagens? Estás ansioso/a pelo início da quarta temporada mas com medo de te perderes na imensidão de enredos?

Não temas! Para além de ser absolutamente natural (tendo em conta a dimensão que a série atingiu), o Espalha-Factos está aqui para te ajudar a preparares-te para o que aí vem. Senta-te confortavelmente porque a viagem por Westeros e arredores é longa e, mais importante, “the night is dark and full of terrors“.

Antes de iniciarmos a anunciada jornada, deixamos-te aqui um mapa completo do mundo de Game of Thrones (convém relembrar que a série se baseia na saga de livros A Song of Ice and Fire – As Crónicas de Gelo e Fogo, em Portugal –, de George R. R. Martin), que podes ir utilizando para te situares ao longo deste artigo. O mapa pode também ser encontrado no site da HBO.

The_known_world_HBO

1) A norte da Muralha (The Wall)

Assumindo que todos estão familiarizados com a Muralha (aquele muro branco muito alto), comecemos por fazer um ponto da situação das personagens que se encontram a norte da maior estrutura dos Sete Reinos (Seven Kingdoms). A última vez que vimos Brandon Stark, HodorJojen Reed e Meera Reed, o grupo estava precisamente a atravessar a Muralha em direção ao desconhecido e temido território do Povo Livre (Wildlings) e dos Outros (White Walkers). As motivações para tão arriscada aventura são ainda parcialmente desconhecidas: sabemos apenas que Bran está a seguir o caminho que lhe é indicado em sonhos por aquele estranhíssimo corvo de três olhos.

1

Bran, Hodor, Jojen e Meera

Também a norte da Muralha, não nos esqueçamos dos traidores da Patrulha da Noite (Night’s Watch) que, no decorrer da temporada passada, assassinaram o Comandante Jeor Mormont. O grupo, encabeçado por Rast e Karl, provavelmente ainda se encontra instalado na casa que pertenceu ao velho Craster. Nos trailers da quarta temporada, foi possível ver que estes desertores vão voltar a marcar presença na série, restando saber qual será o seu propósito. Refiram-se ainda Eddison Tollet e Grenn, amigos de Jon Snow, que se encontram a tentar regressar à Muralha.

2

Rast, Karl, Edd e Grenn

2) Na Muralha e suas imediações

O enredo da Muralha será, certamente, um dos de maior destaque da nova temporada: o ataque do Povo Livre aos homens da Patrulha da Noite está na iminência de acontecer. Prevê-se uma batalha sangrenta, já que o Povo Livre tem elementos de ambos os lados da Muralha. A norte, está o seu Rei, Mance Rayder, acompanhado por centenas de homens, entre os quais Lord of Bones (Senhor dos Ossos, na tradução portuguesa); a sul, está o grupo de Ygritte e Tormund.

3

Mance, Lord of Bones, Ygritte e Tormund

Quanto à Patrulha da Noite, as suas perspetivas não são muito animadoras, tendo em conta o facto de se encontrarem sem Comandante e de os seus números estarem bastante reduzidos, muito por culpa da excursão que decidiram fazer às terras desconhecidas a norte da Muralha. Apesar disso, Jon Snow está de regresso, tendo conseguido avisar os seus companheiros do ataque do Povo Livre, dando-lhes tempo para se prepararem para o combate. A relação com Ygritte é que já não tem futuro, aparentemente. Na Muralha estão ainda os recém-chegados Gilly (e o seu bebé) e Samwell Tarly, bem como Pypar e Meistre Aemon (o título de Meistre é a tradução portuguesa para Maester).

4

Jon, Gilly, Sam, Pyp e Aemon

3) No Norte (The North)

No final da temporada passada, Rickon Stark e Osha separaram-se de Bran e companhia. Tal divisão teve como objetivo principal manter o filho mais novo de Ned a salvo, levando-o para junto da Família Umber, vassala e aliada dos Stark. Nesta nova temporada, vamos poder ver se o pequeno grupo conseguirá, de facto, manter-se afastado de eventuais perigos que possam surgir no seu percurso. Convém relembrar que a maior parte dos habitantes dos Sete Reinos julga que os dois Stark mais novos foram mortos por Theon Greyjoy. Este último, no entanto, confidenciou ao seu maníaco torturador Ramsay Snow que os rapazes, na verdade, se encontram vivos… Assim, Rickon e Osha poderão vir a ter problemas com uma das personagens mais cruéis e dementes de Game of Thrones.

5

Rickon, Osha, Theon e Ramsay

Entretanto, Ramsay continua a manter Theon prisioneiro no castelo dos Bolton (o Forte do Pavor – Dreadfort), tendo-lhe até atribuído um novo nome: Reek (Cheirete, na tradução portuguesa). Resta saber se as torturas e humilhações vão continuar, ou se a série tem reservado algo de novo para esta dupla na temporada que aí vem. De facto, adivinham-se mudanças neste enredo, tendo em conta que o pai de Ramsay, Roose Bolton, deverá estar de volta a casa, depois do papel que desempenhou no Casamento Vermelho (Red Wedding) – aliou-se a Tywin Lannister e matou Robb Stark, lembram-se? Com ele, deverão chegar também Locke (que cortou a mão direita a Jaime Lannister, estão recordados?) e Walton Steelshanks (Walton Pernas-de-Aço, na tradução portuguesa), que se encontram ao seu serviço. Está ainda confirmado o regresso de Myranda, outra das prisioneiras de Ramsay.

6

Roose, Locke, Steelshanks e Myranda

Finalmente, falemos ainda da Família de Theon, os Greyjoy. Ao contrário do que acontece nos livros, a série não lhes tem dado muito protagonismo; contudo, convém recordar que eles também se encontram envolvidos na guerra que se tem vindo a desenrolar. De facto, Balon Greyjoy (pai de Theon) continua a autointitular-se Rei dos Sete Reinos, apesar de ter sob seu domínio apenas as Ilhas de Ferro (The Iron Islands). No último episódio da terceira temporada, vimos precisamente Balon e a sua filha Yara (Asha, nos livros) a receberem a notícia de que Theon se encontrava cativo no castelo dos Bolton. As reações de ambos foram bastante distintas: o pai não quis saber; a filha decidiu ir salvar o irmão. Deste modo, nesta nova temporada, podemos esperar ver Yara a ir em auxílio de Theon.

7

Balon e Yara

4) Nas Terras do Rio (The Riverlands)

Depois de ter presenciado o massacre da sua Família, Arya Stark vingou-se num soldado ao serviço dos Frey – que se estava a gabar do seu envolvimento na morte de Robb –, matando-o sem hesitação. Ainda na companhia de Sandor Clegane, será interessante descobrir para onde se dirigirão agora os dois. Para a Muralha, para que Arya possa ir ter com Jon? Para o Ninho da Águia (The Eyrie), onde vive a sua tia Lysa Arryn (aquela senhora que ainda amamenta o filho pré-adolescente)? Esperemos para ver.

Arya Stark and Sandor The Hound Clegane

Arya e Sandor

Também nas Terras do Rio, mais precisamente nas Gémeas (The Twins), mantém-se o outro grande obreiro do Casamento Vermelho: Walder Frey. É possível que o traidor e os seus inúmeros filhos – entre os quais Black Walder (Walder Negro, na tradução portuguesa) e Lothar – marquem presença em algum episódio da temporada que se avizinha.

4

Walder, Black Walder e Lothar

Adicionalmente, é plausível assumir que nos será mostrado como estão Edmure Tully e Roslin Frey, o tal casal do tão badalado Casamento Vermelho. E convém não nos esquecermos do tio de Catelyn Stark, que conseguiu escapar ao massacre: Brynden Tully, mais conhecido por Blackfish (Peixe Negro, na tradução portuguesa). Onde estará ele?

5

Edmure, Roslin e Blackfish

Finalmente, é impossível não referir a Irmandade sem Estandartes (Brotherhood Without Banners), liderada por Beric Dondarrion que, se bem se recordam, já foi ressuscitado seis vezes pelo sacerdote vermelho Thoros. A última vez que vimos o grupo de foras-da-lei já foi há algum tempo, mais precisamente quando Arya lhes escapou. Será interessante, por isso, descobrir em que situação se encontra a Irmandade, da qual também fazem parte Anguy e, há bem menos tempo, Hot Pie (Tarte Quente, na tradução portuguesa).

6

Beric, Thoros, Anguy e Hot Pie

5) Em Pedra do Dragão (Dragonstone)

Refugiado no seu castelo, em Pedra do Dragão, continua outro dos autoproclamados Reis dos Sete Reinos, nomeadamente Stannis Baratheon. Depois da dura derrota que sofreu no final da segunda temporada, naquela que ficou conhecida como a Batalha da Água Negra (Battle of the Blackwater), às mãos dos Lannister e dos Tyrell, o irmão do falecido Rei Robert pretende voltar a intrometer-se na guerra pelo Trono de Ferro (Iron Throne). Quem esteve particularmente atento à season finale do ano passado, sabe qual será o destino de Stannis nesta nova temporada. Porém, como esse destino pode ser considerado um spoiler, digamos apenas que o Rei tem um novo rumo em mente. Com ele seguirão viagem Davos Seaworth e a sacerdotisa vermelha Melisandre, certamente.

7

Stannis, Davos e Melisandre

Na quarta temporada, estão também confirmadas as presenças da esposa e da filha de Stannis Baratheon: Selyse e Shireen, respetivamente. Ambas deverão acompanhar o Rei na sua nova demanda, não se podendo prever o mesmo para o pirata Salladhor Saan, que aparentemente abandonou a causa de Stannis. Finalmente, refira-se ainda Gendry, que descobrimos ser o filho bastardo do anterior Rei Robert, e cujo sangue foi utilizado para as feitiçarias estranhamente eficazes de Melisandre. Davos acabou por ajudar o rapaz a escapar e, portanto, o seu papel nesta nova temporada é uma total incógnita.

8

Selyse, Shireen, Salladhor e Gendry

6) Em Porto Real (King’s Landing)

Viajemos agora para sul, até à capital dos Sete Reinos. Tal como nas temporadas anteriores, os enredos de Porto Real terão certamente grande destaque, tendo em conta o elevado número de personagens que lá se encontram reunidas. Se bem se recordam, há dois casamentos marcados para breve entre as Famílias Lannister e Tyrell: o do Rei Joffrey com Margaery e o de Loras com a Rainha Regente Cersei. Pelo que nos foi mostrado nos trailers, o primeiro irá realmente acontecer; quanto ao segundo, teremos de esperar para ver se realmente se realizará, considerando o pouco entusiasmo que os intervenientes têm demonstrado. Atentos ao desenrolar de ambos os matrimónios estarão Olenna Tyrell Tywin Lannister, seguramente.

1

Joffrey, Margaery, Loras, Cersei, Olenna e Tywin

Também em Porto Real, destaque-se aquele que é, porventura, um dos casais mais infelizes dos Sete Reinos: Tyrion e Sansa. A jovem Stark já foi informada do que aconteceu à sua mãe e ao seu irmão e, como tal, não estará propriamente encantada com a Família do seu marido. Tyrion, por sua vez, também não estará especialmente feliz, tendo em conta o facto de a sua relação com Shae, a sua amante, ter ficado ainda mais complicada. Adicionalmente, há ainda Bronn e Podrick Payne, companheiros do anão mais famoso de Westeros, cujo papel na temporada que se avizinha não é, de todo, claro.

2

Tyrion, Sansa, Shae, Bronn e Pod

De regresso à capital, depois de ter sido prisioneiro dos Stark durante um ano e de, mais tarde, lhe terem amputado uma mão, está Jaime Lannister. Sendo agora um homem diferente daquele que conhecemos na primeira temporada, veremos se continua com propensão para relações incestuosas, ou se a convivência com Brienne teve alguma influência nos estranhos sentimentos que nutre pela irmã gémea. Acompanhando o Kingslayer (Regicida, na tradução portuguesa) no seu regresso a Porto Real, chegou também Qyburn, a quem foi retirado o título de Maester devido às suas experiências ilegais em moribundos. Brienne, por seu lado, continua em busca de Arya e Sansa, em honra da promessa que fez a Catelyn. Veremos se a consegue cumprir.

3

Jaime, Brienne e Qyburn

Totalmente concentrados nos casamentos que se avizinham estarão também os misteriosos Grande Meistre Pycelle e Varys. O primeiro já demonstrou ser mais do que aquilo que aparenta, enquanto que as verdadeiras motivações do segundo continuam a ser uma das maiores incógnitas da série. Refira-se ainda outra das personagens mais indecifráveis de Westeros: Petyr Baelish, mais conhecido por Littlefinger (Mindinho, na tradução portuguesa). Convém recordar que, no final da temporada passada, Lorde Baelish zarpou em direção ao Ninho da Águia para tentar seduzir Lysa Arryn (com quem conviveu bastante durante a sua infância), com o intuito de a tomar como esposa e, dessa forma, assegurar o apoio de mais uma das grandes Famílias dos Sete Reinos à causa dos Lannister.

4

Pycelle, Varys e Littlefinger

Finalmente, estão também confirmados os regressos de três personagens menores: Meryn Trant (membro da Guarda Real – Kingsguard), Kayla (uma das dezenas de prostitutas da capital) e Olyvar (um dos espiões de Petyr Baelish).

5

Meryn, Kayla e Olyvar

7) Em Meereen

Abandonemos Westeros e viremos as nossas atenções para Meereen, uma das inúmeras cidades esclavagistas do continente de Essos. É nas suas imediações que se encontra a khaleesi Daenerys Targaryen e o seu gigantesco exército de soldados altamente treinados, os Imaculados (Unsullied). Nesta nova temporada, assistiremos provavelmente à queda de mais um pequeno império, apesar de Meereen ser bem maior e mais poderosa do que as duas cidades que Daenerys invadiu no passado (Astapor e Yunkai). Com a khaleesi, para além dos seus temíveis dragões, continuam Jorah Mormont e Barristan Selmy, os seus experientes protetores.

6

Daenerys, Jorah e Barristan

Ainda no grupo da última sobrevivente da Família Targaryen, estão também Grey Worm (Verme Cinzento, na tradução portuguesa), o líder dos Imaculados, Missandei, a ex-escrava poliglota, e Daario Naharis, o mercenário que se colocou ao serviço de Daenerys devido à beleza arrebatadora desta (segundo o próprio). Na temporada passada, o papel de Daario foi interpretado pelo ator Ed Skrein; este ano, a personagem será encarnada por Michiel Huisman.

7

Grey Worm, Missandei e Daario

8) Bónus (com spoilers mínimos)

Agora que já visitámos todos os cantos e recantos da história de Game of Thrones, resta-nos abordar dois grandes grupos de personagens: as novas adições ao elenco e os regressos de quem já não vemos desde a primeira ou segunda temporada. Atenção: as informações que se seguem podem ser consideradas spoilers.

Lembram-se de Janos Slynt? E de Alliser Thorne? Depois de uma ausência prolongada, o regresso de ambos está confirmado. O primeiro é o antigo Comandante da Patrulha da Cidade (City Watch) de Porto Real, que foi enviado – contra a sua vontade – para a Muralha por Tyrion, para se juntar à Patrulha da Noite, no decorrer da segunda temporada. O segundo é um dos membros mais velhos da referida Patrulha da Noite que, durante a primeira temporada, fez a vida negra a Jon e Sam. Desta forma, tanto Janos como Alliser poderão ser vistos no enredo da Muralha.

8

Janos e Alliser

Quem estará também de volta para a quarta temporada é Lysa Arryn, já mencionada neste artigo, assim como o seu enfermiço filho Robin (Robert, nos livros). Esperemos que o aleitamento já tenha terminado.

lysa robin

Robin e Lysa

Na segunda temporada da série, Arya esteve cativa durante algum tempo no castelo de Harrenhal. Certamente estarão recordados das horríveis torturas a que os homens ao serviço de Tywin Lannister sujeitaram os seus prisioneiros. Um desses homens era Polliver, cujo regresso à série está confirmado. Com ele, voltará também Rorge, que nos foi apresentado na mesma altura que Jaqen H’ghar (o misterioso assassino que ajudou Arya a escapar às garras dos Lannister). No decurso da quarta temporada, ambos atravessarão o caminho da jovem Stark e de Sandor Clegane.

9

Polliver e Rorge

Finalmente, em Porto Real poderemos ainda presenciar mais três regressos: Gregor Clegane (o irmão de Sandor que, na primeira temporada, decapitou o seu cavalo num torneio de justas), Dontos Hollard (o cavaleiro que foi nomeado bobo da corte por Joffrey, depois de ter chegado bêbado ao torneio de aniversário do próprio Rei, na segunda temporada) e Tommen Baratheon (o irmão mais novo de Joffrey). Refira-se que, nas primeiras duas temporadas da série, o papel de Tommen foi interpretado pelo jovem ator Callum Wharry, que será agora substituído por Dean Charles-Chapman. Por sua vez, o papel de Gregor já pertenceu a dois atores diferentes: na primeira temporada, a personagem foi encarnada por Conan Stevens; na segunda por Ian Whyte; e agora sê-lo-á pelo islandês Hafþór Júlíus Björnsson.

10

Gregor, Dontos e Tommen

No que diz respeito a novas adições ao já gigantesco elenco, os grandes destaques da temporada serão Oberyn Martell, Ellaria Sand, Mace Tyrell, Styr e Hizdahr zo Loraq. Caso queiram ficar a conhecer melhor as cinco personagens, podem visitar este artigo do Espalha-Factos, de novembro de 2013.

Outras adições a salientar: Tycho Nestoris, Fat Walda (Walda Gorda, na tradução portuguesa), Yohn Royce, Anya Waynwood, Donnel Waynwood, Lorde Blackmont, Three-Eyed Raven (Corvo de Três Olhos, na tradução portuguesa), Oznak zo PahlMag Mar Tun Doh Weg e Ralf Kenning.

Terminada a épica viagem pelo mundo de Game of Thrones, resta-nos dizer que a quarta temporada da série criada por D.B. Weiss e David Benioff estreia já neste domingo, nos Estados Unidos da América, com transmissão na HBO. Em Portugal, o primeiro episódio vai para o ar na próxima terça-feira, no canal Syfy.