O ator e realizador de Danças com Lobos e Open Range – A Céu Aberto está a dedicar-se a um projeto inovador, planeando o lançamento de quatro filmes dedicados ao género western.

A ideia é lançar três dos quatro filmes no mesmo ano, com o quarto a ser lançado numa data semelhante, mas ainda por definir. Um projeto difícil a que Kevin Costner ambiciona dar vida, por acreditar na qualidade das ideias que estão envolvidas no projeto.

Eu quero realizar os quatro filmes ao mesmo tempo e lançá-los em dias de feriados americanos: um no Memorial Day, outro no Dia da Ação de Graças, o terceiro no Dia da Independência e o quarto tem ainda de ser definido”, afirmou Costner, revelando que os quatro filmes pertencerão a uma mesma história, tendo como ponto comum “um mesmo universo” ficcional.

Será “uma verdadeira jornada“, cujos gigantescos e comprometedores contornos financeiros e criativos tornam a sua concretização algo impossível de prever. Mas Kevin Costner não pretende desistir, apesar dos possíveis problemas que esta saga poderá causar. “Será que vou ser capaz de fazer isto? Eu não sei. Mas é o que eu estou a pensar, é o que eu estou a tentar fazer“.

O realizador e ator declarou que, para esta ideia, faz sentido que o primeiro filme tenha as suas três sequelas, ao contrário de muitas outras que são feitas dentro do grande sistema de Hollywood. “Esta é uma ideia muito boa e faz parte de uma saga realmente honesta. A realização de um segundo filme não se justifica pelo lucro obtido pelo primeiro”.

Kevin Costner irá fazer tudo o que puder para concretizar este projeto. Apesar de poder conseguir mais hipóteses no mercado televisivo, é no Cinema que planeia elaborar estas histórias, que voltam a ressuscitar um dos géneros cinematográficos mais originais do Cinema Americano.