As famosas galerias romanas, debaixo do subsolo da Rua da Prata, irão abrir ao público mais cedo este ano. A decisão foi da Câmara Municipal de Lisboa que visa dar esta oportunidade aos interessados em conhecer este espaço histórico este mês.

Estas galerias, da responsabilidade da Câmara de Lisboa, são anualmente abertas ao público em setembro. No entanto, a Câmara decidiu criar novas datas para dar a conhecer este tesouro patrimonial aos cidadãos: 11, 12 e 13 de abril.

Como muitos sabem, a Rua da Prata em Lisboa esconde no subsolo famosas galerias romanas, as quais datam da primeira metade do século I d.C., quando a capital portuguesa era conhecida como Olisipo sob o comando dos imperadores Júlio e Cláudio.

Acredita-se que as galerias estivessem ligadas às actividades portuárias e comerciais, embora possam ter servido igualmente como “criptopórticos”, isto é, uma plataforma de suporte a outras edificações de maior magnitude e de cariz público.

A Câmara Municipal apela então a todos interessados a visita à Rua da Prata na data indicada para que possam descer às profundezas de Lisboa e conhecer melhor o seu passado.