Depois da papeleira da Larus ter sido distinguida, foi a vez de o capacete Switx SX.10, da empresa lusa NEXX Helmets, o analisador de sangue da Grandesign e da lareira Souto de Moura, da empresa Alva, conquistarem o mais prestigiado prémio de design à escala internacional: o Red Dot Design Award, na categoria de Design de Produto.

Foi um júri constituído por 40 membros especializados que acabou por distinguir o Switx SX.10, principalmente devido ao seu sistema de ventilação, o Cooling Cover Tech, um dos mais avançados para os capacetes abertos e devido às soluções de detalhe. Este acabou por ser um dos produtos mais aplaudidos pelo júri nesta edição de 2014 dos Red Dot Design Awards.

Já à lareira Souto de Moura, assinada pelo arquiteto que lhe dá o nome, valeu-lhe a composição integrada de recuperador de calor na conquista do prémio a par do espaço destinado a armazenar lenha. A própria empresa responsável pela sua criação diz que “a elegância da solução de aquecimento possibilita a sua integração harmoniosa em diferentes ambientes e áreas de estar”.

Da parte da empresa da Marinha Grande do grupo Vangest, a Grandesign, também esta conquistou um Red Dot graças ao seu equipamento clínico para análises bioquímicas. O equipamento chama-se BA400 e combina, segundo a empresa, “as melhores e as últimas soluções técnicas com o design arrojado”, procurando “fortalecer a usabilidade e singularidade” do produto.

Fica assim conquistada a presença destes produtos nacionais no Red Dot Design Museum, de 8 de julho a 3 de agosto, em Essen, na Alemanha, a par dos restantes premiados, garantindo-lhes um selo de qualidade dos mais ambicionados na área do design.