O realizador canadiano será homenageado com o Edge Award no Festival Internacional de Cinema de Provincentown, que decorrerá de 17 a 23 de Junho, em Massachusetts. O prémio será entregue por John Waters, também já homenageado no mesmo festival, em 1999.

O festival, que este ano realiza a sua 16ª edição, tem como objetivo mostrar novos projetos do cinema independente e homenagear conceituados realizadores, produtores e atores. Na programação desta edição está agendada a exibição dupla de dois filmes do cineasta homenageado- A Mosca (1986) e Experiência Alucinante (1983) –, para o dia 19 de Junho. Durante o decorrer do festival será ainda exibido O Festim Nu (1991).

Pelas palavras de Mitch Levine, recentemente nomeado como Diretor Executivo do Festival e CEO da Provincetown Film Society, Cronenberg será homenageado pela sua respeitosa e incrível carreira, que “representa perfeitamente o cinema no seu auge”.

Harmony Korine, Darren Aronofsky, Quentin Tarantino, Mary Harron, Jim Jarmusch, Kevin Smith e Gus Van Sant são alguns dos nomes galardoados com este prémio em edições anteriores.

O programa completo do festival será anunciado nas próximas semanas.