Colar de Flores Bravias, conto escrito em 1947 por Agustina Bessa-Luís, é publicado na próxima semana pela editora Labirinto de Letras. O conto inédito contém ilustrações de Mónica Baldaque, filha da escritora.

Em comunicado oficial, a editora responsável pela publicação de Colar de Flores Bravias cita o marido da escritora, Alberto Luís como “constante companhia da sua escrita”. De acordo com o marido de Agustina Bessa-Luís, citado no comunicado da editora, o conto “narra a aventura de passeios improvisados, em férias escolares de Setembro e na companhia duma prima convidada, através duma quinta próxima das ruínas romanas da Cividade, ao norte de Bagunte”, situado em Vila do Conde.

A obra inclui uma introdução escrita pelo marido da escritora, ilustrações de Mónica Baldaque e um estudo do professor catedrático da Universidade de Coimbra, José Carlos Seabra Pereira.

O conto é apresentado na próxima segunda-feira (31 de março), às 21h30, pelo professor Salvato Trigo na Fundação Engenheiro António Almeida, no Porto, e na próxima quinta-feira (3 de abril), às 18h30, pelo presidente Guilherme d’Oliveira Martins no Centro Nacional de Cultura, em Lisboa.

De acordo com o jornal Sol, desde fevereiro do ano passado têm sido publicadas várias obras inéditas de Agustina Bessa-Luís. A escritora retirou-se da vida pública depois de sofrer um acidente vascular cerebral, depois da publicação de A Ronda da Noite em 2006.

A escritora foi distinguida com os Prémios Camões e Vergílio Ferreira em 2004 pela totalidade da sua obra.