sem nome

Cinemateca irá exibir filmes que documentaram o 25 de abril

Será em abril e prolongando-se até maio que a Cinemateca vai dar lugar à exibição de um ciclo de filmes produzidos aquando da e sobre a revolução dos cravos, no âmbito das comemorações dos 40 anos da revolução.

O conteúdo cinematográfico deste ciclo passará por filmes etnográficos, militantes, censurados, do novo cinema português, bem como a emissão televisiva da RTP de 25 de abril de 1974.

25 de Abril sempre – o movimento das coisas é o nome deste ciclo que terá início dia 1 de Abril com Brandos costumes, de Alberto Seixas Santos, uma produção que antecedeu a revolução mas que estreou apenas em 1975, fazendo-se acompanhar de Deus, Pátria, Autoridade (1975), um documentário sobre o Estado Novo, da autoria de Rui Simões.

Scenes from the class struggle in Portugal, de 1977, será uma produção de Robert Kramer acerca do que estava a acontecer em Portugal na época numa perspetiva estrangeira, assim como um dos exemplos de produções documentais dos primeiros anos da revolução a par de As paredes pintadas da revolução portuguesa (1976), de António Campos.

No que toca aos filmes de cariz militante, A lei da terra (1977), do Grupo Zero, em torno da reforma agrária e a Liberdade é nome de mulher (1974) e o O aborto não é crime (1975), ambos da cooperativa Cinequipa, serão alguns dos filmes a serem exibidos.

Num registo mais etnográfico será possível assistir a Máscaras, de Noémia Delgado, Continuar a viver – Os Índios da meia praia, de António Cunha Teles e Trás-os-montes, de António Reis e Margarida Cordeiro, todos datados de 1976.

Já no que diz respeito ao movimento do cinema novo português, esse marcará presença com produções anteriores à revolução como O recado (1971), de José Fonseca e Costa, Perdido por cem (1972), de António-Pedro Vasconcelos, ou ainda Dom Roberto”(1962), de Ernesto de Sousa.

No dia 25 de abril propriamente dito, a Cinemateca exibirá então As armas e o povo e Caminhos da liberdade, da autoria de diversos realizadores. No mesmo dia e levando a cabo uma parceria com a RTP, será recordada a cobertura televisiva do sucedido no 25 de abril de 1974, bem como imagens não montadas.

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.

Mais Artigos
Júlio Isidro
Júlio Isidro confirma que está infetado com Covid-19