40 days of dating documenta a jornada de dois designers nova-iorquinos que decidiram encontrar-se durante 40 dias na tentativa de resolverem os seus problemas no que diz respeito aos assuntos do coração.

Jessica Walsh é uma romântica incurável que se deixa embrenhar demasiado rápido e profundamente nos seus relacionamentos amorosos. Por outro lado, Timothy Goodman é incapaz de se comprometer. Sendo o amor um tema central da humanidade, estes dois amigos criam um projeto experimental que visa não só ajudarem-se um ao outro, mas descobrir porque é que este sentimento é tão poderoso ao ponto de transformar pessoas sãs em completas loucas.

Tendo em conta que é comumente aceite que são necessários 40 dias para mudar um mau hábito, Jessica e Timothy concordam em explorar a dinâmica de uma relação durante 40 dias e seguindo apenas seis regras, que se resumem em terem de se encontrar todos os dias e ter, no mínimo, três encontros por semana, frequentarem uma vez por semana uma sessão de terapia de casal, realizarem juntos uma viagem de uma semana, preencherem diariamente um questionário e documentarem tudo e, sobretudo, não se poderem relacionar de forma amorosa com mais ninguém até ao final do projeto.

40 days of dating é um ensaio alternativo sobre a dinâmica das relações humanas – sobre os erros que cometemos, as razões que nos levam a envolver-nos demasiado ou nem sequer o suficiente, o que nos atrai no outro e aquilo que nos deixa de pé atrás -, acompanhado de quadros visuais bastante atrativos, que os dois designers criam à medida que se conhecem a um nível que nunca imaginaram possível, após quatro anos de sólida amizade.

Entretanto, com a vivência desta aventura, no tempo real ou em retrospectiva, quer os designers quer os leitores descobrem curiosidades interessantes, como o facto de estarmos apaixonados provocar a libertação de químicos que causam uma atividade cerebral semelhante àquela que possuímos quando estamos sobre o efeito de cocaína.

Os 40 dias de Jessica Walsh e do Timothy Goodman chegaram ao fim no dia 28 de abril de 2013, mas podes seguir os dias um a um no site oficial do projeto. Será que conseguiram resolveram os problemas um do outro, ou voltaram a cometer os mesmos erros? Destruíram a sua amizade, ou acabaram por se apaixonar ?