A Escola de Sabores da Escola Profissional de Leiria irá, a partir de segunda-feira, apresentar ementas gastronómicas inspiradas nas obras de Eça de Queiroz. Entre as obras seleccionadas, podemos encontrar Os Maias, O Crime do Padre Amaro, A Cidade e as Serras, O Primo Basílio e A Ilustre Casa de Ramires.

A próxima semana integra-se no programa Eça 2014, através do qual a Câmara Municipal de Leiria pretende atrair os turistas para lhes dar a conhecer a vida do escritor e a sua passagem pela cidade. Como Eça sempre foi muito descritivo acerca do factor gastronómico nas suas obras, uma homenagem ao autor teria então de incluir determinadas iguarias.

A pesquisa foi realizada em conjunto com professoras da disciplina de Português. Após esta fase, a elaboração da ementa e a conjugação dos diferentes pratos foi feita pelos alunos do curso de Cozinha.

A semana queirosiana irá incluir propostas como “sopa muito quente com macarrão” (mencionada em O Primo Basílio), Arroz de Favas (elogiado em “A Cidade e as Serras”), Sopa Juliana e Cabidela de Galinha (provenientes de O Crime do Padre Amaro), Sopa Seca (referida em A Ilustre Casa de Ramires), “Sole normande com petits pois à la Cohen” (em homenagem à personagem de Os Maias), entre muitos outros pratos.