Um dos mais famosos locutores dos trailers de Cinema morreu na passada sexta-feira em casa, situada na Virgínia, EUA, aos 89 anos.

A sua voz, inconfundível e inigualável, chegou mesmo a tornar-se um marco das fitas. Durante décadas, Hal Douglas contou a história de muitos filmes que se tornaram sensações de Hollywood (cidade onde o locutor nunca foi trabalhar).

A notícia do falecimento surgiu graças ao jornal The New York Times. Douglas sofria de um cancro no pâncreas, tendo morrido devido à doença, de acordo com informações reveladas pela sua filha Sarah.

Considerado uma autêntica lenda da indústria cinematográfica norte-americana, a voz particularmente potente de Hal Douglas faz parte da cultura popular. Foi uma das três principais vozes dos trailers dos EUA, ao lado de Don LaFontaine (falecido em 2008) e Don Morrow, ainda em atividade.

As frases utilizadas por Douglas nos seus monólogos dos trailers são icónicas e nunca abandonaram a sua carreira. O próprio locutor chegou a brincar com a sua maneira de narrar estas apresentações ao promover o documentário Jerry Seinfeld – Comediante, numa das poucas aparições que faz à frente das câmaras. Um dos mais conhecidos bordões de Hal Douglas era a frase que dava início a muitas das suas grandiosas narrações: “In a world…“, expressão utilizada pela atriz Lake Bell para o título homónimo da comédia que realizou, escreveu e protagonizou: In a World…, de 2013, é uma homenagem a este mundo da locução, e das vozes que ficam para a eternidade.

Conhecido pela sua versatilidade e por uma voz grave e profunda, Hal Douglas apresentou filmes dos mais variados géneros, desde as grandes comédias aos dramas mais emocionais, passando pelo Cinema de ação e por muito mais. Forrest Gump, Filadélfia, Arma Mortífera, Homens de Negro e Nanny McPhee são alguns exemplos de uma carreira que contou inúmeros êxitos de bilheteira, e que apenas acabou há dois anos.

Hal Douglas deixa três filhos e a sua mulher, Ruth Francis Douglas. Ficará também um legado e uma voz que marcou gerações de espectadores e que se tornou um autêntico mito do Cinema.

Vê aqui o trailer de Jerry Seinfeld – Comediante:

https://www.youtube.com/watch?v=fVDzuT0fXro