Gus & Me: The Story of My Granddad and My First Guitar é o título do primeiro livro para crianças escrito pelo guitarrista dos Rolling Stones, Keith Richards. Publicado em setembro, o livro é inspirado no seu avô e contará com ilustrações da filha, Theodora Dupree Richards.

Voltando a dedicar-se à escrita, Keith Richards partilha na sua primeira obra infantil a história de Theodore Augustus Dupree (Gus), o seu avô que tocava numa banda jazz e foi o responsável pela aproximação do guitarrista dos Rolling Stones à música quando este ainda era jovem.

Escrito em colaboração com Barbany Harris e Billl Shapiro, Gus & Me é inspirado nas memórias de infância de Richards, já partilhadas anteriormente na autobiografia Life, de 2011. Megan Tingley, editora da Little Brown Books for Young Readers que vai lançar o livro, descreve-o como um álbum autobiográfico ilustrado “que celebra os laços entre avô e neto e celebra o talento artístico da família Richards ao longo de várias gerações“.

A editora Orion Publishing Group confirmou que Theodora Dupree Richards, a “talentosa” filha do guitarrista dos Stones, vai ilustrar o livro do pai. Feliz por integrar neste projeto, Theodora afirmou que “poder explorar a relação do seu pai com o seu avô é uma dádiva só por si”.

O guitarrista norte-americano de 70 anos acabou de ser avô pela quinta vez e por isso afirma que “sabe do que está a falar”, sendo que “o vínculo especial que existe entre netos e avós é único e deve ser preservado. Esta é a história de um desses momentos mágicos”.

Gus & Me: The Story of My Granddad and My First Guitar sairá no início de setembro no mercado norte-americano e britânico em papel, digital e audiolivro.

Keith Richards não é o primeiro nome ligado ao mundo da música a escrever um livro para crianças, juntando-se assim a Bob Dylan, Madonna, Paul McCartney e Ringo Starr.