Rituais da Terra, encenação de Porfírio Lopes que une surdos e não surdos no mesmo palco, estreia dia 20 de março no Teatro Passagem de Nível, no Auditório de Alfornelos, prolongando-se nos dias 21, 22 e 27, às 21h30m.

Com interpretação de Carlos de Carvalho, David Fernandes, Fernanda Santos, Jacinta Costa, João Barreto, João Teixeira, Marta Fernandes, Martim Carvalho, Matilde Matos, Patrícia Cunha, Paulo Costa, Rodrigo Cotas, Rodrigo Rocha, Sarah Bull e Sofia Gouveia, Rituais da Terra é o resultado de uma parceria entre a companhia e a Associação Cultural de Surdos da Amadora que teve início no ano passado.

Um espetáculo inclusivo, no âmbito do projeto Criar para Incluir, que junta em palco surdos e ouvintes para contar uma história que nasceu a partir do Livro do Génesis e de textos de Guerra Junqueiro, Ramalho Ortigão, Pablo Neruda, e Domingos Galamba.

Arlindo Oliveira, da Associação Cultural de Surdos da Amadora, confessa que teve dúvidas acerca da exequibilidade de levar a cabo um projeto tão ambicioso “em território desconhecido”. No entanto, após várias tentativas de contato com entidades da área teatral e artística, o Teatro Passagem de nível “acolheu com interesse a proposta de parceria” e “fez um trabalho deveras interessante de pesquisa, produção, encenação e direção artística da peça e, principalmente, enaltecedor ao incorporar o gesto e o movimento num espetáculo uma vez que estes são a essência da língua gestual”.

O encenador Porfírio Lopes afirma que, uma vez que a psicologia confere mérito à linguagem corporal, por ser mais autêntica que a comunicação verbal, intuiu que “o trabalho, na sua essência, deveria privilegiar a corporalidade dos intervenientes”. Assim, surgiu a ideia de criar um espetáculo “com conteúdo e significado a partir das fainas agrícolas” e, os elementos da natureza (fogo, terra, ar, água e fogo) “indispensáveis ao surgimento e preservação da vida, bem como ao sucesso das sementeiras, acabaram por ser utilizados com o pretexto de adensar o clima dos ritos e de dar o mote ao espetáculo”.

O preço dos bilhetes é de 5€ (2,50€ para sócios).

Para mais informações contacte o Teatro Passagem de Nível via email ou visite a sua página do facebook.