O CPPC (Conselho Português para a Paz e Cooperação) e o Nucivo (Núcleo de Cinema e Vídeo da Associação de Estudantes da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa) uniram-se para celebrar três efemérides com um ciclo de cinema: 100 anos da Primeira Guerra Mundial, 75 anos da Segunda Guerra Mundial e 40 anos do 25 de Abril.

A celebração consiste num ciclo de cinema intitulado Cinema e Paz a decorrer na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa durante os meses de março, abril e maio. O ciclo será inaugurado dia 13 de março às 18h00 com o documentário da portuguesa Luísa Marinho Poeticamente Exausto, Verticalmente Só, sobre a vida e obra de José Bação Leal, um jovem escritor português que se opôs à guerra colonial mas que acabou por ser vítima da mesma. A sessão contará com a presença da realizadora e de participantes no documentário (António Manuel Vieira, José Mário Fidalgo e Francisco Silva Alves).

Todas as sessões serão seguidas por um debate com convidados especiais divulgados mais perto das datas das respetivas sessões. Esta colaboração pretende sensibilizar a comunidade para temas como a guerra e a paz e promover o debate de ideias e opiniões sobre os mesmos. Todas as sessões têm entrada gratuita e realizar-se-ão às quintas-feiras de 15 em 15 dias.

10003071_261992740642335_88168797_n