A obra de Sophia de Mello Breyner Andresen assume-se, ao longo de todo o ano 2014, como referência para a programação da Companhia Nacional de Bailado, dando origem a um extenso e diverso leque de espetáculos e atividades em memória da saudosa poetisa.

‘’Os versos que respiram dança’’, assim os caracteriza Luísa Taveira, diretora artística da CNB, são, a principal e maior influência e suporte para todas as criações do ano. Exaltam-se assim os traços e linhagens de toda esta notável obra, ao dar enfoque à vertente clássica, emotiva e equilibrada da já falecida poetisa.

As Horas de Sophia  surgem neste contexto: das 19.30h às 20h30, no foyer do Teatro Camões, antes de um dos espetáculos de cada programa da temporada dedicam-se sessenta minutos aos poemas de Sophia de Mello Breyner, com a possibilidade de participação do público, que, mediante inscrição prévia, poderá recitar um poema à escolha da obra da poetisa, de preferência de temática em acordo com as produções da Companhia ou, mais genericamente, relativo a Dança.

Para proceder à inscrição, basta enviar dados pessoais (nome, data da sessão e poema escolhido) para [email protected]. A entrada é gratuita e a actividade destina-se a maiores de 3 anos.

As Horas de Sophia: 28 de Fevereiro, 14 de Março, 2 e 23 de Maio, 27 de Junho, 24 de Outubro, 14 de Novembro e 12 de Dezembro.