O número total de visitantes do Palácio Nacional de Pena foi recentemente revelado. Segundo o comunicado, o total de visitas foi de 755 735, o que torna o Palácio o monumento mais visitado do país em 2013.

Estes dados contrariam os últimos avançados anteriormente pela Direção-Geral do Património Cultural (DGPC) que apontavam o Mosteiro dos Jerónimos como o líder de visitas aos monumentos nacionais, com 722 758 entradas, em 2013.

Segundo a Parques Sintra – Monte da Lua (PSML) , o Parque e Palácio da Pena aparecem no topo da tabela com 787 173 ingressos vendidos, um acréscimo em relação ao ano de 2012 (719 688), logo seguido do Mosteiro dos Jerónimos, com o valor já referido.

A PSML, em declarações ao DN,  informou que existem dois tipos de entrada: “Há bilhetes só para o parque. E desses, no ano passado, foram vendidos 31 428. E temos também bilhetes completos que dão acesso ao palácio e ao parque. Destes, não nos é possível dizer quantas pessoas visitam o parque. Podemos apenas garantir que para entrar no Palácio é obrigatório passar pelo parque. E sabemos, isso sim, que a grande maioria dos que adquirem este ingresso visita o palácio e também o parque”.

O Instituto de Gestão do Património Arquitectónico e Arqueológico (Igespar) comunicou na mesma semana os números de visitantes dos museus, monumentos e palácios nacionais que pertencem à rede gerida pela Igespar. No total, perfazem 3,4 milhões de visitantes em 2013, um bom indicador para a situação económico-cultural do país, visto que registam um aumento de quase 8% em relação a 2012.