A noite mais longa de curtas está de volta!“. Os Prémios Shortcutz Lisboa, movimento internacional de divulgação de curtas-metragens powered by Jameson Portugal, regressam para a sua quarta edição que se realiza este sábado, 1 de março, às 22h30 no Musicbox

A entrada é livre, mas requer a confirmação prévia no evento no Facebook e é limitada aos lugares disponíveis. Com um total de 16 categorias e mais de 40 nomeados, o evento distingue as melhores curtas portuguesas que estiveram em competição no ano passado nas sessões semanais do Bicaense Bar.

Será entregue o prémio Melhor Curta do Ano, votada entre as curtas vencedoras das competições mensais, e  Melhor Curta Shortcutz Network, para o qual competem as melhores curtas das cidades que integram o movimento (Amsterdão, Berlim, Londres, Lisboa e Porto). Serão também atribuídos prémios a géneros cinematográficos que não costumam receber este tipo de galardões, tais como Melhor Documentário, Melhor Direção de Arte, Melhor Música Original, Melhor Produção e Melhor Fotografia. Este ano, e pela primeira vez, a Fundação GDA associa-se ao Shortcutz Lisboa e atribui os Prémios Fundação GDA para Melhor Ator e Melhor Atriz em Curta-Metragem 2013, no valor de 2000 euros.

Para além da entrega de prémios aos vencedores de cada categoria, eleitos pelo júri Shortcutz Lisboa – constituído por 18 personalidades reconhecidas no meio cinematográfico, jornalístico e musical português – serão também atribuídos prémios exclusivos pela equipa do Shortcutz Lisboa: o Figura Shortcutz, que este ano distingue o mais antigo festival de cinema da capital, o Queer Lisboa; e o Prémio Futuro, que será entregue à recente Lisboa Film Commission.

Será também apresentado o vencedor português do Jameson Empire Awards Done in Sixty Seconds, que representará o nosso país na grande final em Londres. O concurso internacional consiste em recriar um filme já creditado em apenas 60 segundos, sendo o vencedor escolhido pelo júri do Shortcutz Lisboa.

Mas este evento não é apenas de nomeações e prémios e, este ano, “porque a vida é sempre curta”, a noite começa com uma performance de Live Poetry Video pelo poeta e slammer José Anjos, com live video de João Pinto, um dos mais carismáticos videastas de Lisboa. E para receber todos os convidados, a cabine do Musicbox é ocupada pelo DJ set especial de The Lonesome Spit.

O Offbeatz tomará conta da programação musical com a atuação de Joana Barra Vaz. Por fim, conta-se com uma atuação surpresa e a entrega do prémio de Melhor Videoclip do Ano.