A campanha da Ryanair, de viagens low-cost entre Lisboa e Porto, motivou reação da CP. A ferroviária nacional aposta agora num desconto de 40% no percurso de Alfa Pendular entre a capital e a cidade Invicta, que já está em vigor e que pretende combater a concorrência e perda de passageiros.

Os Comboios de Portugal estão a oferecer bilhetes para o trajeto com valor de 18,5 euros, valor abaixo do da transportadora aérea, que cobra preços a partir dos 19,99. O slogan desta campanha promocional é provocador “Qualidade Business, preços Ryanair“. A porta-voz da CP, Ana Portela, revelou que a promoção não tem limite temporal e não pretende ser uma resposta ao serviço da multinacional.

A CP lembrou que mantém esta rota de 1877, destacando que enquanto os concorrentes “inventavam novos meios de transporte“, a empresa aperfeiçoava o seu. A transportadora portuguesa anunciou recentemente um investimento de 200 mil euros para equipar 56 comboios com internet wi-fi, fazendo com que esta realidade se estenda às viagens de Intercidades. «Os nossos comboios têm serviço de restauração, muito espaço para estender as pernas e não se perde tempo em check-in, controlos de segurança e recolhas de bagagem», acrescentam. O anúncio, espalhado por vários meios, deixa um último recado – “O Alfa Pendular dá as boas-vindas à Ryanair”.

A competição ainda agora começou.