A Star Wars Identities, uma exposição interativa dedicada aos famosos filmes de George Lucas, vai estar presente na Cité du Cinema, em Paris, até dia 30 de junho. A exibição irá conter uma vasta coleção de figurinos, objetos usados nas filmagens, maquetas, ilustrações e ainda reproduções das personagens em tamanho real.

Esta exibição abordará as aventuras de duas das mais influentes personagens de ambas as trilogias: Luke e Anakin Skywalker. Os visitantes poderão vivenciar a experiência que estes dois protagonistas tiveram enquanto descobriam a sua identidade no planeta Tatooine. Durante a visita, cada pessoa poderá também fazer uso de uma pulseira digital high-tech para poder criar a sua própria personagem e atribuir-lhe características.

A curadora Frédérique Torrés congratula esta ideia, salientando em declarações à RFI que “Star Wars Identities é especialmente fascinante por oferecer essa busca interativa da identidade.” Segundo a mesma, “a exposição leva-nos a refletir sobre a criação das nossas personalidades e como diante de algumas situações nós nos tornamos alguém que vai para o lado negro ou luminoso da força. Todos nós passamos por essa necessidade de criar uma identidade para enfrentar as dificuldades da vida.

A exposição está a fazer bastante sucesso, principalmente entre os mais novos. Aléxis Rivière, de 9 anos, grande fã de Luke Skywalker, ficou entusiasmado com a ideia de criar a sua própria personagem. Já Daniel Do, de 10 anos, achou a ideia muito criativa e ainda acrescenta que no final as pessoas podem ver as suas criações num grande ecrã.

O consultor Jeremy Astier considera a exibição “muito interessante e até mesmo intrigante” e ainda revela que a mostra o deixou com vontade de rever os filmes da série. O mesmo ainda afirma que não é necessário ser-se um especialista no trabalho de George Lucas para se poder apreciar a exposição, uma vez que esta tem como objetivo provocar interesse nos seus visitantes e deixá-los maravilhados com a forma com que poderão interagir com a história de Luke e Anakin.

A capital francesa é a segunda cidade a acolher o evento e vai ficar por Paris até ao dia 30 de junho, antes de fazer um tour pelo mundo nos próximos anos a outras capitais, ainda não definidas.