Rihanna, Mel Ottenberg

Mel Ottenberg: Moda feminina é “sobre a criação da imagem perfeita na minha cabeça”

Mel Ottenberg é conhecido pelo trabalho com Rihanna e é uma das centenas de pessoas que estão por detrás das cortinas e constroem a imagem de dezenas de celebridades, prontas para aparecem nas câmaras em todo o tipo de eventos ou em espetáculos. O Espalha-Factos dá-te a conhecer a formação, o trabalho e episódios da carreira do stylist.

“Eu sou a cola que mantém tudo junto”, começa por dizer Ottenberg à Style.com sobre o seu trabalho como stylist, e acaba por exemplificar o seu desempenho numa sessão fotográfica: necessita de manter o penteado e a maquilhagem para o artista durante toda a sessão, recebe as roupas e trabalha com o modelo e o fotógrafo. “Há uma tonelada de colaboração envolvida” afirma o stylist. Ele está lá, fundamentalmente, para tudo funcionar, para manter tudo no ponto certo.

Mel Ottenberg contou que se tornou “super, super obcecado com moda” durante o seu crescimento. Debruçou-se sobre cada palavra nas revistas Vogue e começou, em tenra idade, a ir a discotecas, “vendo moda e glamour por esse ângulo”. Formou-se na Rhode Island School of Design (RISD) e mudou-se, logo depois, para Nova Iorque de forma a começar a trabalhar com alguns designers.

Mel Ottenberg
Stephanie & Marlon Teixeira para a Vogue Hommes Internacional outono/inverno 2012

“Por muito que amasse design e respeitasse o processo de colocar uma coleção junta”, o stylist afirmou que não gostava de estar preso à criação de algo por seis meses. Ottenberg não tinha a certeza do que fazer até lhe pedirem para fazer trabalho de styling, ao acaso, para um amigo da revista The Face. “Mantive, durante muito tempo, um caderno de ideias e mostrava-o a fotógrafos de que gostava, quando tinha a oportunidade de conhece-los”, conta o Ottenberg à Style.com sobre o desenvolvimento do seu trabalho com stylist.

Sobre trabalhar em styling masculino, diz que “é muito mais do ‘senso comum’”. E continua a relatar a experiência à Style.com ao dizer que “só quero que eles pareçam cool, tenham eles 10 ou 80 anos”. Trabalhar com moda feminina é um campo completamente diferente para o stylist. Considera que a “moda feminina é uma grande maneira de exprimir diferentes formas de estar, diferentes energias”.

Moda feminina é sobre “uma ideia condutora e exótica que tenho, sobre a criação da imagem perfeita na minha cabeça”. Para Ottenberg, em relação à moda masculina, deseja colocar as mulheres a pensar “eu quero andar com aquele rapaz”. Já quando trabalha com moda feminina quer implantar o pensamento “Eu quero estar no lugar dela”. O seu grande apelo no trabalho é estar sempre a mudar continuamente as coisas.

Rihanna
Fotografia por Inez van Lamsweerde e Vinoodh Matadin para a o32c. Styling por Ottenberg

Ottenberg é conhecido pelo trabalho com Rihanna, uma das cantoras pop mais reconhecidas a nível mundial. Em entrevista à ELLE, o stylist lembrou-se da época em que conheceu a artista e começou a trabalhar com ela. Foi em 2011, antes da atuação da cantora no intervalo da NBA. Tratou-se de “grande espetáculo, com 75 dançarinos e ela” e tinha de fazer o trabalho de styling em dois dias.

Inicialmente pensou “não, não consigo fazer isto”, recorda-se o stylist, mas acabou por mudar de ideias e aceitou o desafio, a ser elaborado rapidamente. O trabalho entre Rihanna e Mel Ottenberg funcionou tão bem que acabou por fazer o styling da digressão Loud Tour e ainda se mantém com a artista. Mas, por vezes, Ottenberg tem de convencer a artista a usar algumas peças para determinadas ocasiões por ter opiniões diferentes.

Recorda o dia em que escolheram o vestido negro Tom Ford usado pela cantora na Met Gala em 2012. “Eu soube imediatamente que era o vestido dela, mas ainda me levou um pouco para convence-la de que era aquele” que devia ser escolhido. “Nós normalmente concordamos mas às vezes só digo ‘Rihanna, veste o vestido!’”, afirma o stylist sobre a relação entre os dois.

Quando questionado sobre o que gostava ainda de fazer na sua profissão, Mel Ottenberg afirma que ainda há pessoas com quem gostava de trabalhar mas “tive a oportunidade de trabalhar com muitos dos meus heróis por isso não me posso queixar”. Mas não deixa de dizer à Style.com que gostava de se envolver mais “em design e consultoria”, especialmente de uma marca desportiva.

Adam Selman for Rihanna
Adam Selman para Rihanna. Styling por Mel Ottenberg

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.

Mais Artigos
Golden Globes 2021. Quem são as estrelas da festa?