Silvino Santos – Um regresso é o título do ciclo de atividades promovido pelo Município da Sertã, de 24 de fevereiro a 30 de março, com o intuito de homenagear o luso-brasileiro Silvino Santos, pioneiro do cinema brasileiro.

Natural de Cernache do Bonjardim, Silvino Santos será alvo de uma retrospectiva duplamente fotográfica e cinematográfica. Este ciclo de  atividades contará com a presença de Aurélio Michiles, realizador brasileiro que desenvolveu o documentário O Cineasta da Selva onde a história de Silvino Santos é contada num ritmo e com uma profundidade capaz de nos fazer sentir quase familiar dos seus dias no Amazonas“, e de Márcio Souza, historiador da Amazónia, escritor e biógrafo de Silvino Santos, que contextualizará a presença de Silvino Santos – e a importância do seu trabalho – na Amazónia dos anos 20. Destaca-se, também, o lançamento do livro Silvino Santos – Um regresso e a projeção do filme No Paíz das Amazonas (1922), acompanhado com música ao vivo.

A 9 de março realiza-se abertura da exposição sobre a vida do cineasta, no Convento de Santo António da Sertã, que contará com a presença de Aurélio Michiles, Márcio Souza, João Paulo Macedo (comissário da exposição) e João Antunes (Cinemateca Portuguesa). A exposição ficará patente naquele local até 30 de março.

Para mais informações, podes consultar o site do Município da Sertã.

Podes consultar o programa aqui:

cats