A Festa do Queijo Serra da Estrela pretende celebrar este produto regional tornando-o a principal figura do fim de semana de 15 e 16 de março em Oliveira do Hospital. Esta edição mostra continuidade no ênfase sobre outros produtos locais, exposições de artesanato e mostras de gastronomia. 

O Queijo Serra da Estrela é considerado uma das sete maravilhas da gastronomia portuguesa, sendo por isso merecedor de uma celebração da sua produção e consumo. A Festa do Queijo Serra da Estrela de Oliveira do Hospital, ao fim de 22 edições, já figura no panorama dos eventos de referência a nível nacional, sendo definida pela organização com o maior certame do género. Para além disso, representa um contributo relevante para a economia local.

A XXIII edição do evento contará com um concurso gastronómico – “Com Queijo Serra da Estrela”. Entre iguarias salgadas e doces, o que se pretende é potenciar e motivar a utilização deste produto nacional. A inovação e o empreendedorismo serão tidos em conta, enquanto se procura o próximo produto de referência, esperando que seja produzido e comercializado em Oliveira do Hospital, e reconhecido sempre como típico do local.

A Festa do Queijo Serra da Estrela contará com cerca de 200 expositores e são esperados mais de mil visitantes. No fim de semana que antecede a primavera, o Largo Ribeiro do Amaral será palco para as diversas atividades que constam no programa, nomeadamente provas de queijos e enchidos, fabrico de queijo, feiras de artesanato, exposição animal, entre outras. Existirão também passeios de BTT, a cavalo e o “Ciclo da Lã”. A mudança da Festa para esta zona da cidade deve-se à intenção de promover o comércio local aí existente, mas também contribuir para uma maior visibilidade da Festa do Queijo Serra da Estrela de Oliveira do Hospital.

OUTDOOR-FQSE